Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Política 04/11/2014 | 19h40

Câmara aprova demolição parcial de prédio central da antiga Metalúrgica Abramo Eberle


Câmara aprova demolição parcial de prédio central da antiga Metalúrgica Abramo Eberle
Foto: Arquivo Rádio Caxias
Foi aprovado por maioria de votos na sessão ordinária desta terça-feira (04), na Câmara Municipal, Projeto de Lei que autoriza intervenções na estrutura interna da unidade central da antiga Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa).

A proposta concede autorização à empresa detentora da estrutura - Tubocenter Incorporadora – a demolir parte interna do prédio e construir duas edificações anexas que vão funcionar como garagem. São mais de 5,3 mil m² da área total que serão demolidos.

Votaram a favor da proposta 15 vereadores, todos da base do Governo. Entre os que defenderam a aprovação estão Pedro Incerti (PDT) e Mauro Pereira (PMDB). Se manifestaram contra parlamentares dos partidos de oposição, como Daniel Guerra (PRB) e Rodrigo Beltrão (PT).

A autorização para adequações na estrutura que não estão previstas pela Lei foi discutida pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc) ao longo de 2013.

O entendimento foi o de que as estruturas a serem demolidas não possuem tanta relevância histórica e que o procedimento não iria afetar a preservação da arquitetura original.

A presidente do Compahc, Karen Comandulli, explica que a Legislação do município não permitiria efetuar alterações em prédios tombados. A construção do edifício-garagem também é uma exceção.

Com a aprovação, o Projeto segue para sanção do prefeito Alceu Barbosa Velho e análise das secretarias de Urbanismo (SMU) e de Cultura (SMC).

Departamento de Jornalismo








Em breve
Nenhum jogo no momento.