Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Serviço 15/03/2019 | 10h15

Agendamento de consultas eletivas por meio de central de atendimento deve começar a ser implementado neste ano


Agendamento de consultas eletivas por meio de central de atendimento deve começar a ser implementado neste ano
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Caxias do Sul está trabalhando para implementar o agendamento telefônico para as consultas eletivas no  SUS da cidade por meio de uma central de atendimento.O secretário da Saúde explica que o marcação consta em uma das cláusulas do Termo de Ajustamento de Condutas (TAC), estabelecido junto ao Ministério Público Estadual (MPE), para o fechamento do Postão 24 Horas.

Júlio César Freitas da Rosa informa que a ideia é criar um call center junto à Central de Regulação do Município, que possa centralizar as ligações para que a população possa ligar e marcar as consultas nas unidades básicas de Saúde (UBSs), sem tirar o direito de agendamento presencial.

O secretário relata que, hoje existem alguns problemas com as linhas telefônicas nas UBSs e que as consultas que já são marcadas via telefone acabam tirando os servidores do atendimento aos usuários no local.

Atualmente, o agendamento ocorre integralmente nas UBSs do interior e apenas para idosos na área urbana. O titular da pasta afirma que a Secretaria ainda está trabalhando no projeto e que o objetivo é entregá-lo até o fim de 2020. Ele estima que o mesmo seja concluído e licitado ainda neste ano.

A proposta foi apresentada em coletiva de imprensa do prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra (PRB), nesta quinta-feira (14), onde compareceram todos os secretários municipais.

Na ocasião, Freitas também informou sobre a criação do cargo de médico especialista em Estratégia de Saúde da Família (ESF) de 40 horas.

Ele explica que os profissionais que atuam nessa área no Município contam com contrato de emergência, o que acaba gerando grande rotatividade. Acrescenta que o objetivo que se possa criar um vínculo com a comunidade.

Freitas explica que já está se trabalhando com a Secretaria de Recursos Humanos (SMRHL) a possibilidade de realizar concurso público. Ressalta que ainda falta definir o número de vagas que será ofertado.

A projeção é que processo seletivo também seja lançado neste ano.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.