Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Temporal 15/04/2019 | 12h30

500 casas foram atingidas pelo temporal de granizo em Caxias


500 casas foram atingidas pelo temporal de granizo em Caxias
Foto: Divulgação

As secretarias de Habitação e Obras, além do Corpo de Bombeiros e Defesa Cívil do Estado, atenderam ao total 523 casas destelhadas pelo temporal de granizo ocorrido no último sábado (13), em Caxias do Sul. O ponto mais crítico de atendimento foi os bairros, Mariani, Reolon e Distrito Industrial. Inicialmente, no sábado ainda, os primeiros registros chegaram a 116 casas, porém ao longo do domingo (14), mais moradores buscaram auxilio dos órgãos municipais e estaduais para cobertura com lona.

Na manhã desta segunda-feira (15), o prefeito Daniel Guerra (PRB) se reuniu com representantes das secretarias envolvidas para definir se há a necessidade de decretar Situação de Emergência no Município. De acordo com o coordenador-adjunto da Defesa Civil RS, Cristiano Becker da Silva, a prefeitura conseguiu atender todas as demandas, por isso acredita que não há a necessidade do decreto.

O destelhamento mais crítico ocorreu nos bairros em situação de vulnerabilidade. De acordo com Cristiano Becker, o fato decorre da condição estrutural das casas, onde telhas mais finas precisam ser instaladas devido à estrutura precária não suportar um telhado adequado para uma chuva de granizo intensa.

O temporal que atingiu o último sábado (13), foi provocado pela onda de calor excessiva neste outono. Este fenômeno climático é conhecido como convecção, onde a chuva é forte, rápida e logo as nuvens se dissipam, com intensidades diferentes em uma mesma região. Na tarde do temporal, a temperatura chegou a 27ºC na cidade.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.