O empresário Ubiratã Rezler foi eleito, por unanimidade, o novo presidente do Conselho Executivo da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) para o biênio 2026-2027. A escolha ocorreu na noite desta quinta-feira (23), durante a Assembleia do Colégio Eleitoral da entidade, que contou com a presença de 47 dos 70 membros.
Com Rezler, também foram eleitos os empresários Oliver Chies Viezzer (vice-presidência de Indústria), Marcos André Victorazzi (vice-presidência do Comércio) e André Renato Zuco (vice-presidência de Serviços). A nova diretoria assumirá oficialmente em 1º de janeiro de 2026, sucedendo o atual presidente Celestino Oscar Loro, que comandou a entidade nos períodos 2022-2023 e 2024-2025. A diplomação da nova presidência ocorrerá no dia 8 de dezembro.
Durante o discurso de posse simbólica, Rezler destacou a importância da união e do associativismo para o fortalecimento da classe empresarial. Rezler também ressaltou a responsabilidade de conduzir a CIC Caxias no período em que a entidade completará 125 anos de fundação, em 2026. “Vamos honrar o passado, mas também olhar para o futuro com o propósito de inovar e engrandecer a classe empresarial. Acreditamos no associativismo como uma grande ferramenta de transformação”, colocou o novo presidente.
Já o atual presidente da entidade, Celestino Oscar Loro, enfatizou o preparo e o comprometimento da nova diretoria. Loro também relembrou os desafios enfrentados durante sua gestão, especialmente as enchentes de maio de 2024, que impactaram fortemente a infraestrutura regional. Segundo ele, a atuação da CIC foi decisiva para garantir o abastecimento de insumos essenciais às empresas e à população.
Quem é o novo presidente
Ubiratã Rezler tem 50 anos, é diretor da Rezler Indústria de Chavetas e Usinados Ltda, fundada em 1972, e da RZB Moldes e Usinagem Ltda, fundada em 2023. É formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com especialização e mestrado na mesma instituição. Possui pós-graduação em Gestão Comercial pela Unisinos e pós-graduação Executive Program pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Está à frente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simecs) desde 2023.