Após diversos percalços devido as condições climáticas das últimas semanas, na manhã desta quinta-feira (27) por volta das 09h ocorreu a detonação da ponte sobre o Rio Caí, na BR-116, localizada entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis. A ação foi necessária em decorrência da estrutura ter colapsado em 12 de maio pelas fortes chuvas e com isso, a nova passagem precisou ser reconstruída. Segundo a empresa contratada para o procedimento, no total, foram usados 2 mil quilos de dinamite.
Como medida de segurança, as ruas e estradas de Nova Petrópolis que dão acesso ao local foram isoladas horas antes, porém sem a necessidade de desocupação das casas. A BR-116 foi fechada na goleira próxima à antiga ponte, já as ruas que levam a Linha Temerária e São José do Caí foram fechadas 800 metros antes da rodovia federal. Também haverá restrições nos acessos à ponte em Caxias do Sul. O trânsito já está liberado no local.
Segundo informações do Ministro dos Transportes em visita ao local no período das intensas chuvas, os trabalhos de conclusão da nova estrutura serão finalizados até fevereiro de 2025.
De acordo com o superintendente Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Hiratan Pinheiro, foram investidos R$ 31 milhões na obra. Enquanto a nova estrutura não fica pronta, o Exército instalará uma ponte provisória. Hiratan, em entrevista à Rádio Caxias, explica quais os próximos procedimentos após a implosão, o que inclui a limpeza dos destroços que restaram e a obra de reconstrução.
A nova travessia será mais alta, larga e comprida do que a atual com estrutura metálica que será instalada em um desvio da BR-116, que fica entre Vila Cristina e São José do Caí. Quando estiver concluída, a ponte provisória terá via única, com 60 metros de comprimento.
De acordo com o Arquivo Histórico Municipal Linho Grings, de Nova Petrópolis, a ponte que liga a Caxias do Sul foi inaugurada em 1941, com a presença do então presidente da República, Getúlio Vargas.