Na manhã desta quinta-feira (21), a 1ª Delegacia de Polícia de Caxias do Sul prendeu preventivamente um homem suspeito de cometer ao menos 14 roubos a pedestres na área central da cidade. Durante a operação, também foram cumpridos dois mandados de busca nas residências do investigado, localizadas nos bairros Primeiro de Maio e São Caetano.
De acordo com as investigações, o homem atraía as vítimas por meio de falsas negociações de produtos anunciados na internet. Ele marcava encontros em locais aparentemente tranquilos nos bairros Jardim América e Madureira, próximos a áreas de risco. Ao chegar ao ponto combinado, a vítima era levada até becos, onde o suspeito exibia uma arma e anunciava o assalto.
Das ocorrências investigadas, o homem já foi reconhecido em 12 casos. A Polícia Civil apura ainda a participação de outros criminosos no esquema. As diligências para identificar e responsabilizar os demais membros do grupo seguem em andamento.
Segundo a polícia, o prejuízo causado às vítimas chega a aproximadamente R$ 70 mil. A 1ª DP reforça que segue monitorando outros grupos que aplicam golpes semelhantes para garantir a responsabilização de todos os envolvidos.