A Polícia Civil realizou na manhã desta sexta-feira (22) a prisão da professora que agrediu uma criança de quatro anos em uma escola de ensino infantil, em Caxias do Sul. A ação policial ocorreu por volta das 10h30 desta sexta-feira, na cidade de Palmeira das Missões, interior do Rio Grande do Sul.
A prisão preventiva foi decretada pela Justiça a pedido da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). O caso veio à tona após a divulgação de imagens de câmeras de segurança que flagraram a agressão dentro da sala de aula, no bairro Cinquentenário. De acordo com a delegada Thalita Andrich, responsável pelo inquérito, a suspeita foi interrogada logo após a prisão, mas optou por permanecer em silêncio, exercendo o direito de não se manifestar.
A professora seguirá detida em Palmeira das Missões à disposição da Justiça. A suspeita ainda poderá ser transferida para Caxias do Sul, a decisão sobre o local de custodia cabe a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).
Quanto à tipificação do crime, a delegada explicou que a investigação está, até o momento, voltada para maus-tratos qualificados por lesão grave, mas não descarta que o caso possa vir a ser enquadrado como tortura, dependendo da análise final dos elementos coletados.
Além do episódio registrado em vídeo, há outras duas denúncias contra a mesma professora, envolvendo situações semelhantes, porém menos graves, referentes a repreensões abusivas contra os alunos. Todas estão sendo apuradas neste inquérito.
A delegada esclareceu ainda que, por ora, a escola e seus gestores são tratados apenas como testemunhas. Contudo, não está descartada a possibilidade de eventual responsabilização criminal, caso surjam novos elementos. Na esfera cível, a instituição também pode ser alvo de ações por parte das famílias, como pedidos de indenização por danos morais.
Relembre o fato
A agressão ocorrida na última segunda-feira (18) chocou a população caxiense. A professora agrediu a criança enquanto estava em sala de aula, na escola infantil e teve cenas gravadas por uma câmera de segurança da instituição de ensino. As imagens mostram a professora efetivando a organização de materiais em um armário. Ao mesmo tempo as crianças da turma do pré estão sentadas, em círculo, nas classes.
Em determinado momento a professora vai até um menino e bate na cabeça com a utilização de livros. O aluno chora intensamente. Não satisfeita, a professora grita com a criança e começa a limpar a boca do menino, ensanguentada, com um papel. Após, a professora deixa a sala com o menino.