O Plano Plurianual (PPA) do Setor Público de Caxias do Sul para o quadriênio 2026-2029 foi apresentado em audiência pública na Câmara de Vereadores. O encontro, ocorrido na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi, foi promovido pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização, Controle Orçamentário e Turismo. O projeto de lei nº 122/2025, que embasa o PPA, deverá ser discutido e votado em plenário nesta semana.
A apresentação do plano foi realizada pela diretora de Orçamento do Executivo, Caline Della Valle. A condução da audiência foi realizada pelo presidente da comissão, vereador Elói Frizzo (PSB). O secretário de Gestão Estratégica e Finanças, Gilberto Galafassi, ressalta que o PPA é fundamental para a continuidade das políticas públicas municipais.
O plano apresentado é abrangente e define as diretrizes, programas e metas para os poderes Legislativo e Executivo – incluindo a administração direta e indireta, como o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), o Instituto de Previdência e Assistência Municipal (IPAM), subdividido em Saúde e Previdência, e a Fundação de Assistência Social (FAS).
Entre os pilares do PPA estão a valorização da cultura, o estímulo à inovação, o apoio ao empreendedorismo e a promoção da transversalidade nas políticas públicas. Caline explica como ocorre a formulação do projeto e detalha a vigência do plano.
O planejamento está estruturado em cinco dimensões:
Social: educação, saúde, segurança, assistência social, segurança alimentar, cultura e esportes;
Econômica: desenvolvimento rural, agroindústria, turismo, inovação, empreendedorismo e habitação;
Ambiental: gestão hídrica, saneamento, resíduos, sustentabilidade, espaços verdes e mobilidade urbana;
Estrutural: infraestrutura viária, transporte aéreo e planejamento urbano inteligente;
Governamental: gestão pública eficiente, valorização dos servidores, governança com base em dados, prevenção de riscos, resiliência energética e reserva de contingência.
Nos próximos dias, os integrantes da comissão ainda se reunirão para analisarem a viabilidade técnica de duas emendas aditivas à matéria. A expectativa é de que, após a análise das emendas e discussões técnicas, o plano plurianual seja submetido à votação em plenário, consolidando o planejamento estratégico do município para os próximos quatro anos.