As vendas para o Natal 2023 se mantiveram estáveis no comércio caxiense. De acordo com o levantamento realizado pela CDL Caxias junto às empresas do município, a variação em relação a 2022 foi de 1,8%. O tíquete médio por cliente alcançou R$ 501,84, próximo aos R$ 512,35 que havia sido apurado antes da data pela entidade. Quase 11% dos negócios foram efetivados pelo digital, sendo 35,8% através de aplicativos de mensagens, 24,5% pelo Instagram e 15,1% pelo Facebook.
Foram entrevistados estabelecimentos de oito segmentos varejistas: vestuário e calçados (32,6%), brinquedos (21,7%), eletrodomésticos e eletrônicos (13%), cosméticos e perfumes (10,9%), joias e relógios (8,7%), bebidas e alimentos (6,5%), utensílios domésticos (4,3%) e floricultura (2,2%). Para 46,7% dos lojistas, a principal data comemorativa do comércio foi melhor em 2023, outros 10% disseram que foi igual a 2022 e 43,3% afirmaram que foi pior.
Entre os motivos que teriam contribuído para redução nas vendas, os participantes declararam o impacto do menor poder aquisitivo da população (41,4%), as incertezas econômicas (20,7%) e as viagens antecipadas (17,2%), já que o feriado de Natal caiu na segunda-feira. Para as empresas que comercializaram mais em 2023, 37,5% acreditam que os clientes estavam dispostos a gastar mais e 25% que o movimento foi fruto da maior divulgação da loja e dos produtos nas redes sociais. Outros 18,8% acreditam que a reputação e confiança na marca podem ter ajudado e 12,5% pela maior diversidade de produtos.
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