O penúltimo mês do ano passado fechou com números positivos para Caxias do Sul, foram 6.844 admissões contra 6.128 desligamentos, gerando um saldo de 716 postos de trabalho. O setor com melhor desempenho foi a agropecuária, com saldo de 208 novos empregados. Na sequência vem a indústria, com 192 postos; serviços, com 190; e o comércio, com 167 novas vagas. A construção civil foi o único com dados negativos, fechando 41 vagas ao longo do mês.
A aproximação da safra de verão é uma das justificativas apontadas para o maior desempenho da agropecuária. Segundo o integrante da comissão permanente do Observatório do Trabalho da UCS, professor Mosar Leandro Ness, o equilíbrio entre a indústria e os serviços representa uma recuperação do setor terciário após a pandemia.
Em relação ao comércio, a alta de novembro era prevista, tendo em vista as preparações de Black Friday e para as festas de fim de ano. A queda da construção civil, na avaliação do economista, segue sendo um efeito da crise que o setor vive. Mosar comenta o bom estoque de postos de trabalho em Caxias, que ultrapassou os 160 mil até novembro.
De janeiro a novembro, os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) aponta um saldo de 5.586 novos postos de trabalho. No Rio Grande do Sul, no mesmo período analisado, foram mais de 76 mil novas vagas. Enquanto isso, a nível nacional o saldo é de 1,9 milhão, sendo 130 mil em novembro.