Segundo a Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios, realizada em janeiro com 531 empresários, os principais desafios para os chefes de negócios gaúchos, em 2025, são aumentar as vendas, equilibrar as finanças e planejar estrategicamente seus negócios. Quase 60% dos entrevistados apontaram o aumento das vendas como principal preocupação, 40% destacaram o equilíbrio financeiro e 30% mencionaram o planejamento.
Em entrevista para a Rádio Caxias, o especialista em desenvolvimento de negócios, Leonardo Oliveira, ressaltou que, embora o foco em vendas seja crucial, muitos empresários esquecem de traçar um planejamento estratégico claro, essencial para alcançar metas de vendas. Na opinião dele, “sem um planejamento, qualquer esforço para aumentar as vendas pode ser em vão”. Oliveira também destacou a importância da inteligência artificial para melhorar a produtividade e entender melhor o comportamento do consumidor. O entrevistado garantiu que “a cada seis meses, a capacidade de processar dados dobra e que as empresas precisam adotar rapidamente essas tecnologias para otimizar processos e oferecer um atendimento de vendas mais assertivo”.
Oliveira esclareceu ainda, que o sucesso das empresas gaúchas em 2025, dependerá da combinação de um planejamento estratégico sólido e da adaptação à tecnologia. Além disso, a compreensão das necessidades do cliente e o uso de inteligência artificial serão essenciais para empresas se destacarem no mercado, garante o entrevistado.
De acordo com a Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS), em 2024, Caxias do Sul foi o segundo maior polo empreendedor do Rio Grande do Sul, com pouco mais de mil novos CNPJs, ficando atrás apenas de Porto Alegre. A cidade se destaca pela predominância de microempreendedores individuais (MEIs) e empresas de serviços, com 978 novos negócios, com cerca de 70 mil empresas ativas, fazendo com que Caxias do Sul se firmasse como um importante centro econômico e industrial, com uma base de negócios diversificada.
Confira aqui a entrevista completa.