A temporada de festas de fim de ano deve movimentar o comércio em Caxias do Sul. Diversas lojas no centro da cidade já estão anunciando vagas de emprego, devido ao aumento de movimento, que característico deste período. Essa movimentação se intensifica, principalmente, nos últimos dois meses do ano, em razão de datas significativas para o setor, como a Black Friday, que acontece em novembro, e o Natal, principal data comemorativa do comércio, e também por conta do Réveillon.
Uma pesquisa realizada pela Fecomércio-RS, chamada “Pesquisa de Empregos Temporários 2024”, entre 18 de setembro e 5 de outubro, revelou que 46% das empresas varejistas gaúchas estão contratando temporariamente para reforçar as equipes, em função da demanda crescente no fim do ano. O estudo abrange 837 estabelecimentos do varejo, nas principais cidades de cada macrorregião do Estado. A maioria das contratações (88,8%) procuram trabalhadores para as funções de vendas, setores de caixa/crediário e estoque/depósito. Em Caxias do Sul, 52 empresas participaram da pesquisa, ficando atrás apenas de Porto Alegre, onde foram entrevistadas 247.
O levantamento indica um aumento nas contratações em comparação ao mesmo período de 2023. Entre os estabelecimentos que planejam contratar, 60,3% afirmaram que manterão o mesmo nível de contratações do ano passado, enquanto 25,9% informaram que vão aumentar o volume de contratações neste ano.
Segundo o presidente do Sindilojas Caxias, Rossano Boff, a abordagem atual para contratações pelos lojistas não se caracteriza mais como temporária, como ocorria anteriormente. Hoje, durante um período de experiência de até 90 dias, os funcionários são avaliados, e a decisão sobre a permanência é tomada com base nesse desempenho. Boff atribui essa mudança à carência de mão de obra no mercado.
Ainda, segundo o presidente, estima-se que as contratações para este ano podem aumentar de 20% a 30%, embora ressalte que essa previsão se baseia em sondagens realizadas entre diretores. Até o momento, o Sindilojas não conduziu uma pesquisa mais abrangente junto aos lojistas para obter dados mais precisos sobre as contratações.