Na manhã desta segunda-feira (05), o governador em exercício do Estado, deputado Pepe Vargas (PT), transmitiu o cargo ao governador Eduardo Leite (PSD), em solenidade realizada no Palácio Piratini, reassumindo a Presidência da Assembleia Legislativa.
Pepe Vargas esteve à frente do governo estadual entre os dias 2 e 4 de janeiro, cumprindo a tradição institucional entre os Poderes no início do ano. Durante o recesso de final de ano, a governadoria havia sido exercida pelo vice-governador Gabriel Souza, que transmitiu o cargo a Pepe Vargas na última sexta-feira (02).
Durante a solenidade, o governador Eduardo Leite destacou que fez questão de realizar o ato simbólico como uma demonstração da relação leal entre os Poderes, em respeito às instituições e ao melhor exercício da democracia.
“O gesto de permitir que o presidente da Assembleia, na ausência do governador e do vice-governador, exerça as funções do Executivo, independentemente de questões partidárias, diferenças ou divergências, é uma tradição que engrandece a nossa democracia”, afirmou Leite.
Em sua manifestação, Pepe Vargas ressaltou o senso de responsabilidade ao assumir temporariamente a chefia do Executivo estadual e afirmou que sua atuação foi pautada pelo respeito ao voto popular e às diretrizes do governo eleito.
“É muito importante, sem dúvidas, essa relação entre Executivo e Legislativo. Isso nos mostra que é possível, independente das divergências, ter uma relação de convergência na continuidade do trabalho”, destacou Pepe.
Segundo o parlamentar, o período transcorreu com tranquilidade do ponto de vista administrativo e protocolar, sem intercorrências relevantes.
O deputado mencionou, no entanto, o grave acidente ocorrido na BR-116, em Pelotas, na Região Sul do Estado, na sexta-feira (02), que vitimou onze pessoas e exigiu mobilização intensa das estruturas governamentais.
“Houve uma atuação integrada da Secretaria da Justiça, da Secretaria da Saúde, do Corpo de Bombeiros e das prefeituras da região, com apoio às vítimas, aos feridos e às famílias atingidas”, destacou Pepe.
Participaram da cerimônia a superintendente-geral da Assembleia Legislativa, Mari Perusso; o chefe de gabinete da Presidência da ALRS, Roberto do Nascimento; a superintendente de Comunicação, Cultura e Memória, Vânia Lain, entre outras autoridades.
Durante o período em que Pepe Vargas esteve à frente do Executivo, a presidência da ALRS foi exercida interinamente pelo 2º vice-presidente da Casa, deputado Vilmar Zanchin (MDB).
Texto: Silvana Gonçalves e Leo Henrique/ Agência de Notícias ALRS
