O deputado Pepe Vargas (PT) foi eleito e empossado presidente do Legislativo gaúcho para a gestão do terceiro ano da 56ª Legislatura. A cerimônia, realizada no Plenário 20 de Setembro, ocorreu na tarde desta segunda-feira (3). Além de Pepe, a Mesa Diretora será composta por Luiz Marenco (PDT) como 1º vice-presidente, Vilmar Zanchin (MDB) como 2ª vice-presidente, Sérgio Peres (Republicanos) como 1º secretário, Professor Issur Koch (PP) como 2º secretário, Dr. Thiago Duarte (União) como 3º secretário e Delegada Nadine (PSDB) como 4ª secretária.
A nova Mesa Diretora foi eleita com 47 votos favoráveis e 1 contrário. Na sequência, Adolfo Brito (PP), que presidiu a Assembleia no último ano, empossou os novos integrantes da Mesa. Em seu primeiro pronunciamento como presidente da Assembleia Legislativa gaúcha, Pepe Vargas ressaltou a tradição de alternância dos partidos na presidência da Casa, o que já ocorre há duas décadas.
O deputado reafirmou o engajamento com seus compromissos, garantindo que defenderá os princípios da democracia, o estado democrático de direito, e a liberdade de expressão e manifestação. Pepe Vargas ressaltou em sua fala o tema da sustentabilidade, que deve ser um dos principais enfoques no período que presidirá a Casa, e explicou como irá funcionar o debate que vai percorrer o Estado em relação ao Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional.
Os Fóruns Democráticos de Desenvolvimento Regional, servirão como espaços para promover o diálogo da Assembleia com a sociedade, pautando o tema do crescimento sustentável em todo o Estado. Ainda reafirmou o compromisso com os debates promovidos na atual legislatura, durante a presidência de Vilmar Zanchin (MDB), voltado a Educação, enquanto sob a presidência de Brito, a pauta foi a irrigação.
A Rádio Caxias acompanhou a posse do ex-prefeito e vereador de Caxias do Sul no Legislativo gaúcho, diretamente de Porto Alegre, com informações ao vivo e cobertura nas redes sociais da emissora.
Vida política
Pepe Vargas possui mais de 50 anos de trajetória política. Foi o primeiro vereador do PT em Caxias do Sul, onde também se destacou como prefeito por dois mandatos (1996-2004). Foi eleito deputado estadual em 1994 e deputado federal em 2006. Durante o governo de Dilma Rousseff, foi ministro de três pastas, promovendo avanços na agricultura, nos direitos humanos e nas relações institucionais. Retornou à Assembleia Legislativa em 2019, onde continua a atuar em temas relevantes para o estado.
1 comentário
Vergonha.. povinho merece!!!