A 21ª edição do projeto Passaporte da Leitura envolve 44 escolas públicas que receberão, ao todo, 924 livros de autores selecionados. O objetivo é que os livros sejam mediados nas salas de aulas e, posteriormente, os estudantes encontrem os escritores, durante a 41ª Feira do Livro de Caxias do Sul, que acontece entre 26 de setembro a 12 de outubro.
O diretor do Livro, Literatura e Leitura da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), Cássio Felipe Immig, esclarece a importância do projeto e como ele movimenta a cadeia literária de Caxias do Sul. Vale ressaltar que, ao final do projeto, as escolas receberão kits com livros de todos os autores participantes, para compor os acervos de suas bibliotecas.
A iniciativa contará com a participação de 11 escritores de diversas regiões do Brasil: Alessandra Roscoe, Antônio Schimeneck, Alexandre Rampazo, Blandina Franco, Eliandro Rocha, Helô Bacichette, Kiusam de Oliveira, Penélope Martins, Pedro Guerra, Raquel Matsushita e Silviane Scliar Sasson.
O projeto, que foi criado em 2005, já envolveu mais de 210 mil estudantes, 246 autores e distribuiu mais de 16 mil livros em Caxias do Sul. Neste ano, o escritor Pedro Guerra foi escolhido para ser o patrono da Feira, com 30 anos de idade e 13 anos de carreira, ele é a pessoa mais jovem a assumir o cargo outro homenageado deste ano é o artista plástico e designer, Ernani Carraro, como Amigo do Livro. Em 2017 com o Prêmio Minuano de Literatura na categoria Ilustração.