Com a proximidade do fim de ano e a chegada do verão, iniciam os preparativos para a temporada de veraneio. Um dos destinos preferidos dos veranistas da Serra Gaúcha, especialmente dos caxienses, Arroio do Sal promete receber os visitantes com novidades tanto no turismo quanto na infraestrutura logística.
O prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto (REPUBLICANOS), projeta uma temporada de verão intensa, com ampla programação cultural, shows, eventos e melhorias na estrutura para receber os turistas. Em entrevista à Rádio Caxias, o prefeito destacou o vínculo afetivo entre o município litorâneo e os serranos, que há décadas escolhem Arroio do Sal como destino para o descanso de fim de ano.
Entre os destaques da temporada 2025/2026 estão a programação natalina, o carnaval e a Feira do Livro, que ocorre agora em novembro. Para promover ainda mais as atividades turísticas, a prefeitura vem reforçando ações de segurança e infraestrutura, concluindo recentemente o cercamento eletrônico em 100% da cidade.
Porém o olhar da administração municipal está além do turismo. Arroio do Sal sediará dois projetos de grande impacto econômico: o Porto Meridional de Arroio do Sal e o Porto do Litoral Norte, além de uma ferrovia. Segundo o prefeito, o Rio Grande do Sul tem quase 750 quilômetros de orla e apenas um único porto, em Rio Grande, o que é pouco para atender a demanda do estado.
O projeto inicial do Porto Meridional prevê um terminal de uso privado, com capacidade para receber até 40 mil toneladas. O local receberá navios de grande porte, oferecendo uma alternativa aos que hoje encontram dificuldades para atracar no maior porto brasileiro, o Porto de Santos, em São Paulo. A expectativa é de que o porto também receba navios de passageiros, o que deve impulsionar o turismo na região.
A autorização por parte da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para o Porto do Litoral Norte foi concedida em setembro deste ano. Além disso, o terminal seria do modelo offshore, em alto-mar, enquanto o outro tem construção prevista na costa. Um dos diferenciais está na profundidade de cerca de 30 metros. A distância planejada para os dois portos, caso ambos tenham sequência, é de cinco quilômetros.
Com foco em segurança, cultura e desenvolvimento econômico, Arroio do Sal quer mostrar que é muito mais do que um refúgio de verão — é uma cidade com atrações o ano inteiro, pronta para receber quem busca lazer, tranquilidade e oportunidades.