Já conhecido por muitos, o projeto Vereador Por Um Dia, desenvolvido pela Escola do Legislativo de Caxias do Sul recebe ainda mais amplitude neste ano. Afinal, os jovens vão chegar até uma cadeira na Câmara por meio do modelo democrático tradicional e que elegeu os atuais parlamentares, pelo voto secreto em urna eletrônica.
Mas a etapa vai além de simplesmente votar em um colega que representará a escola no projeto, a idéia é ir além e aprofundar as questões de um processo democrático. Para isso, o Cartório regional Eleitoral está realizando palestras em algumas escolas que realizaram inscrição para a iniciativa do Legislativo. Consequentemente, a inserção das crianças e jovens no contexto político e social como um todo já começa a ser realizada desde o início.
O chefe do Cartório Eleitoral, Edson Borowski, explica como são as visitas nas escolas e detalha temas que são abordados nas palestras. No dia de votação nas escolas uma urna eletrônica será levada até os locais e com toda a supervisão necessária os votos vão ser computados.
A edição de 2025 do Vereador Por Um Dia deve acontecer no dia 6 de outubro com representantes de cada uma das 23 escolas que se inscreveram para o projeto.