A tarde desta segunda-feira (6) foi marcada por um protesto organizado por pais, alunos e moradores do bairro Presidente Vargas, em Caxias do Sul, onde está localizada a Escola Municipal de Ensino Fundamental Jardelino Ramos. A manifestação, realizada em frente à Secretaria Municipal da Educação (SMED), ocorreu após uma denúncia encaminhada na última semana ao Sindicato dos Trabalhadores de Limpeza e Conservação (Sindilimp) de Caxias do Sul. A denúncia tratava do local onde as colaboradoras realizavam as refeições, o mesmo espaço em que eram armazenados produtos de limpeza da escola, em decorrência da proibição de utilizarem o refeitório destinado aos alunos.
O sindicato acionou a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) e a SMED. A Codeca é responsável pela execução dos serviços de higienização e alimentação nas escolas da rede municipal. Ainda na semana passada, equipes da Codeca e da SMED realizaram uma inspeção no local e constataram que o espaço utilizado não era adequado. Um novo ambiente foi providenciado pela SMED e recebeu autorização para uso pelas colaboradoras, além de outras medidas estarem em andamento.
De acordo com uma das organizadoras do protesto, Jussara Monteiro, mãe de um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o principal objetivo da manifestação é buscar soluções diante da falta de escuta que os pais afirmam enfrentar por parte da atual gestão da escola. Jussara ressalta que os problemas vão além da situação das colaboradoras, envolvendo também outras questões, inclusive relacionadas à eleição da atual direção escolar.
Os participantes da manifestação foram recebidos pela secretária adjunta da Educação, Simone Selbach, e solicitaram uma auditoria nas últimas eleições realizadas. Procurada pela reportagem, a SMED informou que recebeu os manifestantes e acolheu as demandas apresentadas para que sejam adotadas as medidas cabíveis. Por meio de nota, a Codeca informou que, em reunião com a SMED, foi comunicado que questões de ergonomia estão sendo revisadas pela Secretaria em todos os prédios escolares, com um cronograma de ações já em desenvolvimento.