Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

“Painel que coloriu o muro do EPI Imigrante fala sobre diversidade e reflete novo momento da cidade,” afirma artista

  • Noriana Behrend
  • 09/11/2024
Crédito: Off Photo

O referido painel era parte integrante da programação Aldeia Sesc, evento realizado em Caxias do Sul, na última semana, e que chegou a sua 11ª edição, em 2024. O artista responsável pela obra, Gustavo Gomes, conta que recebeu o convite para criar o mural, a partir de um briefing com a temática desta edição, a saber, fronteiras.

Gustavo explicou que a inspiração veio da diversidade étnica presente na região e que o painel faz referência aos imigrantes italianos, indígenas caigangues, senegaleses, e as mães solo, simbolizando todos os grupos que compõem a rica cultura de Caxias do Sul.

“A ideia foi criar um mural que fosse receptivo, que acolhesse essas culturas e refletisse o que a Aldeia Sesc representa”, comentou o artista.

Atualmente, Gustavo trabalha com uma equipe de quatro artistas em seu ateliê e, além de projetos culturais como este, realiza diversas intervenções artísticas através de leis de incentivo à cultura, projetos empresariais e ambientações. Gustavo também  destacou a honra de ter pintado em locais importantes da cidade, como o Hospital Veterinário de Caxias do Sul e o bloco da medicina.

“Faz quatro anos que estou mais engajado na cidade, e cada novo trabalho é uma oportunidade de conectar a arte com as pessoas”, disse.

Sobre a inspiração para o mural do EPI Imigrante, Gustavo explicou que as cores vibrantes são uma característica marcante de seus trabalhos, e que, muitas vezes, o público já reconhece sua assinatura, sem que precise ser mencionada.

“Este mural foi feito com a colaboração de fotógrafos e teve um momento muito especial quando conseguimos conectar o mural com a presença de índios caigangues na cidade, um evento importante que trouxe ainda mais autenticidade ao projeto”, comentou.

Gustavo também falou sobre a relação da arte com a cidade. “Quando pintamos um mural urbano, movimentamos a cidade. São coisas que só acontecem na rua, com a interação das pessoas”, afirmou.

Ele destacou a importância de representar a história de Caxias do Sul através de sua arte, revelando que, após 24 anos de carreira, está sempre em busca de novas formas de expressão.

“Tem muita coisa nova vindo por aí. Estamos com um novo espaço de ateliê e, com isso, esperamos abrir ainda mais esse processo criativo para a cidade e fazer as pessoas se sentirem mais pertencentes à arte”, concluiu.

A obra de Gustavo Gomes no EPI Imigrante não é apenas uma expressão artística, mas também uma celebração da diversidade e da identidade de Caxias do Sul, que, por meio da arte, busca valorizar e integrar todas as culturas que formam o tecido social da região.

Tags:
  • caxias do sul
  • DIVERSIDADE
  • EPI Imigrante
  • Gustavo Gomes
  • inspiração
Noriana Behrend
Noriana Behrend

Artigo Anterior
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Comércio de Caxias do Sul prevê aumento nas contratações e se prepara para as vendas de fim de ano

  • Keize Machado
  • 09/11/2024
ler post
Próximo Artigo
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Rompimento de adutora bloqueia trânsito e interrompe abastecimento de água no bairro Sagrada Família, em Caxias

  • Redação
  • 09/11/2024
ler post
Mais notícias
ler post

Vereador João Uez rebate governador e afirma que regionalização será o início da privatização do Samae

  • 27/04/2026
ler post

Prefeitura nomeia 29 médicos para reforçar atendimento na rede pública

  • 27/04/2026
ler post

Caxias In Vino tem 16 vinícolas confirmadas para o evento que ocorre na primeira semana de junho

  • 27/04/2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
  • De virada, Caxias vence o Ypiranga e entra na zona de classificação
  • Juventude utilizará reservas com pouca minutagem e parte do elenco sub-20 na Copa Sul-Sudeste
  • Maurício Barbieri valoriza vitória do Juventude: “Resultado extremamente positivo”
  • Caxias inicia venda de ingressos para confronto diante do Volta Redonda
  • Pró-Face transforma vidas com atendimento especializado
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar