A 18ª edição da Operação Verão Seguro, promovida pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) em parceria com a Guarda Municipal (GM) e com o apoio do 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM), abordou 36 pessoas durante o mês de dezembro de 2024. Lançada no dia 6 de dezembro, a operação se estende até 20 de março nas áreas das represas do município.
De acordo com dados da Guarda Municipal, foram realizadas 1.483 rondas no período. O Complexo Dal Bó registrou o maior número de abordagens (18), seguido do Samuara (10) e da represa Maestra (8). A quinta-feira (14) foi o dia com maior incidência de casos, seguida pela terça-feira (10). No domingo, seis pessoas foram abordadas, enquanto no sábado apenas uma ocorrência foi registrada. Já nas represas do Faxinal e Marrecas, não houve registros de abordagens.
O diretor-presidente do Samae, João Uez, explica que a operação é realizada anualmente para conscientizar sobre os riscos que as represas apresentam quando as regras não são respeitadas pela população.
Denúncias podem ser realizadas pelo telefone 153 da Guarda Municipal, pelo 193 do Corpo de Bombeiros ou pela Central de Atendimento do Samae no número 115.