O anúncio oficial que reconheceu o município de Antônio Prado, na Serra Gaúcha, como uma das melhores vilas turísticas do mundo ocorreu nesta sexta-feira (17), na cidade de Huzhou, na China, durante a cerimônia global da Organização das Nações Unidas (ONU) Turismo. O selo de reconhecimento foi recebido pelo prefeito Roberto Dalle Molle e pela secretária do Turismo, Patrícia Schenkel.
A participação e o reconhecimento foram construídos por meio de um projeto integrado, que contempla três dimensões da sustentabilidade: ambiental, econômica e social. Com o selo, Antônio Prado se junta à Rota do Enxaimel, em Pomerode (SC), reconhecida em 2021, sendo as únicas cidades brasileiras a receberem o título da ONU. Além disso, o município foi selecionado entre mais de 270 candidaturas de 65 países, superando outras sete cidades brasileiras que também concorriam ao prêmio.
Entre as principais ações destacadas para a concessão do selo estão a proteção da Mata Atlântica, o Plano Municipal de Saneamento Básico, a criação da Comissão Municipal de Mudanças Climáticas e o incentivo ao uso de energia solar. Durante a solenidade, o prefeito de Antônio Prado, Roberto Dalle Molle, destacou que a preparação para a candidatura começou em 2021, com o objetivo de alcançar reconhecimento internacional por meio de uma política pública alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Durante a fala, ele se emocionou ao relembrar a história do município e ressaltou as novas oportunidades e o desenvolvimento que o selo deve impulsionar.
A secretária do Turismo, Patrícia Schenkel, ressaltou que o resultado é fruto da união entre a cultura preservada e as políticas públicas integradas, que vão além do turismo e envolvem todas as áreas que formam o município.
Fundada em 1886 como a última colônia italiana do Estado, Antônio Prado tem atualmente cerca de 13,5 mil habitantes e é reconhecida por ser a cidade mais italiana do Brasil, preservando o conjunto arquitetônico e histórico mais autêntico da imigração italiana. No ano em que se celebram os 150 anos da Imigração Italiana, o prêmio chega também em meio às comemorações pelos 35 anos do tombamento das edificações históricas. O município possui 48 construções tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).