Cerca de 30 alunos da Oficina de Choro da Serra Gaúcha participarão do Festival de Choro da Serra Gaúcha com uma apresentação especial no sábado (2) , na Sociedade Cruzeiro, em São Francisco de Paula. O show será realizado em conjunto com o grupo de choro Descendo à Serra, formado por quatro integrantes, sendo três deles professores da oficina. A entrada é gratuita. Durante a apresentação, além do choro, os alunos e professores também vão explorar um repertório com valsas, schottischs e tangos, entre outros gêneros relacionados.
A proposta é consolidar o aprendizado com a vivência no palco e celebrar a integração entre ensino e prática. Segundo o violonista Zeca Duarte, proponente da Oficina de Choro, a participação no festival será a segunda apresentação pública do grupo de alunos, especificamente da turma de prática de conjunto. Ainda, Zeca observa a importância de ser convidado pelo Festival neste que é o primeiro ano da realização da Oficina na Serra.
Realizada em Caxias do Sul (RS), a Oficina promove, desde março, aulas gratuitas de Introdução ao Choro, Harmonia, Composição, Instrumentos de Solo, Instrumentos de Base, Percussão e Prática de Conjunto. O projeto busca formar novos artistas e valorizar o choro como patrimônio musical brasileiro.
O projeto Oficina de Choro da Serra Gaúcha é realizado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022, com financiamento do Pró-Cultura RS do Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria da Cultura e Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura. O Apoio Cultural é do Sesc Caxias do Sul, com coordenação pedagógica de João Seben e produção cultural de Karine Silva e Uyara Camargo.