A implantação de uma nova rede coletora de esgoto no bairro São Leopoldo, em Caxias do Sul, vai provocar bloqueios e alterações no trânsito entre os dias 15 e 19 de dezembro. Para a execução dos trabalhos, será necessário o bloqueio total da Rua Maurício Cardoso e de um trecho da Rua Pinto Bandeira, além de interdição parcial na Rua Sarmento Leite.
A obra é realizada pela empresa DCON Construções, sob coordenação do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), e contempla a implantação de 560 metros de rede coletora. O sistema irá direcionar o esgoto para a Estação de Tratamento Pinhal, na região Sul da cidade, beneficiando 107 unidades consumidoras. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos na segunda quinzena de janeiro.
Além do bairro São Leopoldo, o cronograma do Samae prevê intervenções em outros 12 bairros e distritos de Caxias do Sul ao longo da próxima semana. Há pontos de bloqueio total, especialmente nos bairros Desvio Rizzo e Universitário, onde a execução das redes avança para novos trechos. A autarquia pede a compreensão da população e orienta que motoristas e pedestres redobrem a atenção ao transitar por áreas com obras. Segundo o Samae, os transtornos são temporários, mas os benefícios do saneamento são permanentes.
Confira o cronograma de obras de esgotamento sanitário (15 a 19/12)
Charqueadas
– Rua dos Lírios, entre Cristiano Ramos de Oliveira e Rua dos Girassóis: bloqueio parcial para implantação de redes de esgoto e drenagem pluvial (início em 30/10, término previsto para 30/4/2026).
Desvio Rizzo
– Rua Guerino Casara, entre Vereador Otto Scheifler e Av. Alexandre Rizzo: bloqueio total para execução de drenagem;
– Rua João Paim da Silva, entre Ernesta Coleone e Clemente Freutt: bloqueio parcial para repavimentação;
– Rua Zeferino Scussiato, entre João Paim da Silva e Alvício Oliveira: bloqueio parcial para execução de rede de esgoto e repavimentação;
– Rua Ernesta Coleone, entre Alvício Oliveira e o final da via: bloqueio parcial para execução de rede de esgoto;
– Rua Alvício Oliveira, entre Ernesta Coleone e Zeferino Scussiato: abertura de vala sem bloqueio;
– Rua Clemente Freutt, entre Av. Alexandre Rizzo e João Paim da Silva: bloqueio parcial para execução de rede de esgoto;
– Av. Alexandre Rizzo, entre RS-453 e Guerino Casara: abertura de vala para drenagem, sem bloqueio.
Exposição
– Rua Santos Dumont, entre Vereador Mário Pezzi e 13 de Maio: bloqueio parcial para implantação de rede de esgoto (início em 29/11, término previsto para 30/1/2026).
São Leopoldo
– Rua Pinto Bandeira, entre Tronca e Maurício Cardoso: bloqueio total para extensão de rede de esgoto (15/12 a 15/1/2026);
– Rua Sarmento Leite, entre Pinto Bandeira e Henrique Dias: bloqueio parcial (15/12 a 15/1/2026);
– Rua Maurício Cardoso, entre Pinto Bandeira e Henrique Dias: bloqueio total (15/12 a 15/1/2026).
Universitário
– Rua João Zandomeneghi, entre Francisco Vitti e General Arcy da Rocha Nóbrega: bloqueio total (8/12 a 15/12);
– Rua Claudino Antônio Brisotto, entre João Bertotti e Francisco Vitti: bloqueio total para rede de esgoto (5/12 a 15/12) e repavimentação (15/12 a 19/12);
– Rua João Bertotti, entre Botafogo e Bangu: bloqueio total (16/12 a 19/12);
– Rua João Bertotti, entre Tobias Barreto e Botafogo: bloqueio parcial para repavimentação (8/12 a 13/12);
– Rua Caetano Panarotto, entre Claudino Antônio Brisotto e Bangu: bloqueio total (14/12 a 19/12);
– Rua Caetano Panarotto, entre Botafogo e João Zandomeneghi: bloqueio total para repavimentação (15/12 a 17/12);
– Rua Francisco Vitti, entre Botafogo e João Zandomeneghi: bloqueio total para repavimentação (16/12 a 17/12);
– Rua João Zandomeneghi, entre Francisco Vitti e General Arcy da Rocha Nóbrega: bloqueio total para repavimentação (17/12 a 19/12).
Obras na rede de água
Além do esgotamento sanitário, o Samae também realizará, entre os dias 15 e 19 de dezembro, obras de extensão, substituição e setorização de redes de água em diferentes regiões do município, com bloqueios pontuais e parciais no Centro, Forqueta, Galópolis, Santa Lúcia do Piaí, Terceira Légua, Vila Cristina e Vila Oliva.
