A obra de implantação de galerias pluviais na Rua dos Lírios, no bairro São Francisco, em Caxias do Sul, tem gerado uma série de transtornos e riscos para moradores da região. A intervenção, que deixou um trecho da via temporariamente intransitável, tem causado incidentes recorrentes com caminhões que ignoram a sinalização e acabam enroscando na fiação ao tentar fazer o retorno.
Na madrugada da última sexta-feira (5), um caminhão desceu a rua – apesar das placas indicando obras no local – e como o trecho final da via está escavado para colocação dos canos, veículos pesados não conseguem seguir adiante. Ao tentar retornar pela Rua das Orquídeas, o caminhão de grande porte acabou enroscando na fiação aérea, causando queda de energia e um curto-circuito que resultou na queima de diversos eletrodomésticos na casa de Josiel Matos de Freitas, morador da rua.
A situação também resultou em um princípio de incêndio no andar inferior da residência. O fogo só não se espalhou pela casa porque o sobrinho de Josiel, que também mora no local, percebeu as chamas a tempo de controlá-las. Ele sofreu pequenas escoriações, mas ninguém ficou gravemente ferido.
A situação se repetiu nesta segunda-feira (8), quando outro caminhão desceu a via, arrancando novamente fios e deixando parte do bairro sem energia. Segundo os moradores, a sinalização instalada ao longo da Rua dos Lírios é insuficiente, pois não há placas alertando sobre interdição total da via ou proibindo o tráfego de caminhões. Ele relata que equipes da prefeitura, RGE e empresas de telefonia foram acionadas, mas não adotaram medidas permanentes.
Contatada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) esclareceu que a responsabilidade pela sinalização provisória viária em áreas de obra é da empresa executora. A pasta informou que pode auxiliar caso seja constatada a falta de sinalização, e que, após a conclusão dos trabalhos, será implantado um projeto completo de sinalização vertical e horizontal conforme o Código de Trânsito.
Já o Samae, órgão responsável pela intervenção junto à Secretaria de Obras, afirmou que o bloqueio da Rua dos Lírios foi divulgado previamente à população por meio da imprensa e de seus canais oficiais. O órgão reforçou que há sinalização no local e que, diante dos relatos, avaliará a necessidade de reforçá-la.
Moradores também reclamam da grande quantidade de cabos nos postes, muitos deles abaixo da altura regulamentada, o que contribui para os acidentes.
