A obra de implantação da nova galeria de escoamento de água da chuva na Avenida Perimetral Bruno Segalla, no bairro São Leopoldo, em Caxias do Sul, realizada pelo Serviço Autônomo Municipal (Samae), segue em andamento. A implementação tem como objetivo evitar alagamentos na área, que atualmente é uma das mais atingidas durante temporais. No momento, a obra conta com a instalação de aduelas, estruturas pré-moldadas de concreto armado.
A tubulação atenderá uma área de 370 hectares, que inclui os bairros São Leopoldo, Panazzolo, Exposição, Rio Branco, Kaiser, Salgado Filho e São Pelegrino, e deve beneficiar diretamente 30 mil moradores.
O gerente de Planejamento e Obras do Samae, Leonério de Castilhos, explica a fase atual da obra. Segundo ele, foi necessário um árduo trabalho de preparação do local para que tudo ocorra conforme o planejado.
Castilhos ressalta que a segunda fase da obra poderá provocar intercorrências no trânsito. Por esse motivo, a programação para essa etapa deve ser diferenciada, visando ocorrer durante o período de férias.
Na prática, a água da chuva coletada nessa região será canalizada para o Arroio Pinhal, junto à rótula da Avenida São Leopoldo com a BR-116. Para isso, a galeria a ser construída terá início na Rua Erna Sirtoli Uez, atrás de um complexo comercial que fica próximo à rotatória.
O encanamento irá atravessar o estacionamento do imóvel e cruzar uma das pistas da Perimetral até a rotatória. No entroncamento, ele se unirá a outra galeria que passa pela Avenida Salgado Filho. Para chegar até a BR-116, a nova estrutura será conectada a uma já existente. O trabalho terá duração aproximada de um ano e a autorização para o início foi assinada em fevereiro.