Em entrevista para a Rádio Caxias, o novo presidente da Fundação de Assistência Social (FAS), Samuel Ávila, apresentou as diretrizes iniciais de sua gestão, destacando o papel fundamental da assistência social no poder público. Ávila ressaltou que “servir é uma arte”, exigindo entrega, presença, intenção e propósito. Para ele, a vocação é indispensável para quem atua na área, dada a importância do trabalho assistencial.
Como gestor, Ávila enfatizou a necessidade de um diagnóstico preciso para orientar decisões. Segundo ele, Caxias do Sul é um polo regional com cerca de 600 mil habitantes, ou seja, chegando a atender a uma população flutuante que pode chegar a um milhão de pessoas. Portanto, na opinião dele, os desafios são enormes, sendo preciso reunir dados concretos para planejar ações eficazes para o futuro.
O novo presidente da FAS ainda definiu cinco pilares fundamentais para avançar na assistência social em Caxias do Sul, são eles: articulação para moradores em situação de rua, Ávila reconheceu o desafio de encontrar soluções duradouras, mas enfatizou que é necessário minimizar essa situação, ainda que a erradicação total seja complexa; digitalização da FAS, ele acredita que modernizar processos e digitalizar serviços são prioridades para melhorar a eficiência do atendimento; melhorias contínuas nos serviços, segundo Ávila, o foco será na capacitação constante dos profissionais e na humanização do atendimento; acompanhamento de medidas socioeducativa, ele destacou a importância de um olhar mais atento para adolescentes em medidas como Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços à Comunidade (PSC); e parcerias com o terceiro setor, Ávila destacou que o poder público precisa do apoio de Organizações da Sociedade Civil (OSCs), que desempenham papéis essenciais em diferentes áreas.
Questionado sobre possíveis alterações nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e no atendimento direto à comunidade, Ávila afirmou que as equipes ainda estão sendo formadas. Contudo, reforçou a orientação de priorizar melhorias contínuas, especialmente, para públicos vulneráveis como pessoas em situação de rua, desabrigados, mulheres vítimas de violência e idosos.
Ele também anunciou a criação de um departamento de projetos na FAS, voltado à captação de recursos para ampliar a capacidade de resposta da Fundação em situações emergenciais, como as enchentes que marcaram a cidade. “Foram distribuídas 6 milhões de peças de roupas e mais de mil toneladas de alimentos durante as enchentes. Será que temos estrutura para atender novamente uma demanda dessas? É algo que precisamos garantir”, afirmou.
Ávila concluiu destacando que sua gestão será sustentada por três pilares: estrutura, pessoas e método. “Temos que melhorar nossa estrutura, capacitar cada vez mais e flexibilizar nossos métodos para atender melhor a comunidade”, finalizou.