A população de Caxias do Sul contará com mais um Ponto de Safra a partir do dia 5 de setembro. A novidade foi anunciada nesta sexta-feira (29) pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA). O novo espaço funcionará todas as sextas-feiras, a partir das 15h30, dentro da Estação Principal de Integração (EPI) Imigrante, oferecendo frutas, verduras e outros produtos diretamente dos agricultores.
Segundo a SMAPA, a instalação do Ponto de Safra dentro da estação de ônibus tem como objetivo facilitar o acesso da população à feira durante o deslocamento. Para a operação, a iniciativa contará com apoio da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) e da concessionária Visate. Os caminhões dos agricultores serão estacionados na Rua Ernesto Marsiaj, ao lado da estação, sem interferir no funcionamento do transporte coletivo. O atendimento ao público será realizado na passarela coberta da EPI, garantindo mais conforto em dias de chuva ou sol forte. Já as bancas ficarão posicionadas fora da passarela, mas também em área coberta.
Consolidado em Caxias do Sul, o Ponto de Safra já acontece em outros três locais da cidade. No bairro Vila Ipê, a última edição ocorreu nesta sexta-feira (29), na Rua dos Azulões. O secretário da pasta, Rudimar Menegotto, explica que o ponto da Zona Norte foi encerrado devido à baixa procura, o que inviabilizava economicamente a participação dos agricultores. A escolha pela EPI Imigrante surgiu justamente após estudos da SMAPA para identificar um novo local com maior fluxo de consumidores.
O Ponto de Safra se diferencia por oferecer hortigranjeiros em sacolas padronizadas e a preço fixo. Atualmente, cada unidade custa R$ 3,00, com o peso variando semanalmente, conforme a cotação de preços da Ceasa Serra.