O governador Eduardo Leite anunciou, na última semana, os novos comandantes-gerais da Brigada Militar (BM) e do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS). Assumem o comando das corporações o coronel Luigi Gustavo Soares Pereira, na BM, e o coronel Ricardo Mattei Santos, no CBMRS.
O novo comandante da Brigada Militar, coronel Luigi Gustavo Soares Pereira, em entrevista ao Jornal da Caxias, relatou a possibilidade de que durante este ano policiais de cidades gaúchas com mais de 100 mil habitantes recebam câmeras corporais. Entre elas está Caxias do Sul.
Atualmente, no Rio Grande do Sul, a capital Porto Alegre e parte da região metropolitana contam com mil equipamentos. Um acordo com o governo federal deve dobrar esse número, dependendo de processos licitatórios.
Sobre aumento do efetivo na Serra Gaúcha, o coronel informou que 800 policiais estão em formação. Completou que a intenção é aumentar o quantitativo do efetivo nas cidades menores, visando dessa forma, também melhorar os resultados nos municípios maiores.
Ele não garantiu o reforço em Caxias do Sul e informou que, diante de alguma possibilidade poderá haver suplementação no efetivo.
Sem citar números, o novo comandante revelou que o déficit do Estado ainda vai demorar para ser resolvido. De acordo com ele, o número ideal ainda é avaliado diante das mudanças e chegada dos avanços tecnológicos.
