O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira (03), na sede da corporação localizada no Bairro Kayser. O 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) passa a ser comandando pelo tenente-coronel Márcio Borba Fernandes. Designado pelo Comando-Geral da Brigada, o oficial assume o lugar antes ocupado pelo coronel Ricardo Moreira de Vargas, que passa a exercer novas funções na Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP).
Durante a conversa com os integrantes da imprensa local e regional, Fernandes, que é natural de Porto Alegre, mas nos últimos anos atuava como subcomandante do 36º Batalhão da Polícia Militar, em Farroupilha, disse que foi bem recebido no 12º BPM que hoje conta com 389 integrantes.
Na oportunidade, o tenente-coronel destacou como principais objetivos no comando do batalhão o reforço de programas de prevenção, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), a intensificação de ações de combate à violência doméstica, a visibilidade policial e o fortalecimento do patrulhamento tático motorizado, especialmente com motocicletas, para intensificar o combate a crimes violentos letais e intencionais (CVLI). Ele também manifestou a instalação de uma companhia de polícia militar em áreas afastadas de Caxias do Sul e a continuidade do trabalho já desenvolvido.
Sobre a missão de estar a frente de um dos maiores batalhões da Brigada Militar do Estado, Fernandes ressaltou que assumir o comando do 12º BPM é uma grande honra, acompanhada de responsabilidade e comprometimento, dado o papel estratégico de Caxias do Sul no estado do Rio Grande do Sul. Na oportunidade, Fernandes falou sobre a importância da cidade ter sido escolhida para o recebimento de cem novos policiais militares, presença que já pode ser sentida pela população nas ruas da cidade.
Além da troca no comando do 12º BPM, outra mudança também foi apresentada; o novo subcomandante do Batalhão, major Rogério Schuh dos Santos, que integrava o 4º Batalhão de Polícia de Choque (4º BPChq).