Em qualquer segmento laboral, uma das maiores preocupações de gestores e de colaboradores é com relação aos acidentes de trabalho. Mesmo sem muita gravidade, estas situações geram alguns transtornos, pois, em muitos casos, o colaborador precisa se ausentar por alguns dias, e a equipe fica desfalcada até que este tenha condições de voltar a sua rotina normal.
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, em 2024, foram mais de 724 mil acidentes de trabalho registrados, sendo que, deste número, apenas 11,91% das ocorrências gerou afastamentos maiores que 15 dias. Isso também é reflexo de uma série de leis e normas regulatórias que garantem a maior segurança dos trabalhadores nas empresas.
Além disso, a tecnologia também entra como aliada para a diminuição de ocorrências graves no exercício do trabalho. As empresas também realizam investimentos periódicos prezando pelo bem-estar de toda a equipe. Os principais exemplos serão apresentados nos parágrafos seguintes.
Tecnologias preventivas
Uma tecnologia importante para a prevenção dos acidentes no trabalho é o software VMS, também chamado de software de gerenciamento de vídeo. É um tipo de solução empresarial baseada em nuvem, e integrada à inteligência artificial. Este sistema permite alertar operadores sobre quais são os eventos de segurança que necessitam de atenção imediata, indicando o local e o horário exato do acontecimento. Seu uso de dados identifica e classifica quaisquer situações estranhas envolvendo veículos ou pessoas.
Também se tornam aliados os dispositivos para as vestimentas dos colaboradores. São roupas equipadas com sensores que apontam dados em tempo real sobre sinais vitais, fadiga e movimentos inadequados, prezando pela saúde do trabalhador. Há também a possibilidade de uso de drones para locais de difícil acesso, como estruturas elevadas ou telhados. É uma maneira de garantir uma avaliação precisa de profissionais que realizam atividades de maior perigo, antes mesmo de iniciar esta atividade.
Para grandes empresas, outra possibilidade é a geolocalização dos colaboradores, para que a gestão da empresa saiba exatamente onde cada trabalhador está, para sua rápida localização ou resgate em caso de emergências como incêndios, vazamentos, ou outros problemas que necessitam de evacuação imediata.
Outras tecnologias de destaque
Há mais exemplos de soluções e tecnologias recentes que ajudam a reduzir acidentes de trabalho, é o caso dos sensores conectados à internet das coisas (IoT), que ajudam a monitorar máquinas, equipamentos e o próprio ambiente de trabalho. O objetivo é realizar a coleta de dados em tempo real para a análise da equipe gestora. Da mesma forma, a realidade aumentada e virtual ajuda os colaboradores para que treinem suas funções em ambientes virtuais. O objetivo é simular situações de risco, para que aprendam a procedimentos de segurança com eficácia e precisão.
Os equipamentos de proteção individuais (EPIs) também já se modernizaram, e hoje, existem capacetes, luvas e protetores auriculares que são acoplados a sensores, que fazem o monitoramento da segurança do uso, emitindo alertas ao trabalhador em caso de necessidade. Também neste segmento, já existem os softwares de gestão dos equipamentos, e auxiliam o colaborador a realizar treinamentos e checklists, conectando-se a eles por meio de aplicativos e intranets.
Por que prevenir acidentes de trabalho é importante?
É de extrema necessidade a prevenção dos acidentes de trabalho no ambiente corporativo. Para os colaboradores, isso garante a integridade física, emocional e mental no exercício das atividades, e proporciona mais qualidade de vida e bem-estar.
No caso das empresas, prevenir acidentes não é importante apenas para cumprir obrigações legais como as Normas Regulamentadoras (NRs) e legislações trabalhistas. Mas também se faz necessário para evitar multas, penalidades e processos judiciais. Os empreendimentos também evitam prejuízo com a ausência dos trabalhadores por causa de um imprevisto, e garantem a segurança da equipe que é responsável pelo funcionamento da companhia.
Além disso, um ambiente seguro de trabalho garante mais reputação para as empresas, que passam a ser mais respeitadas tanto por quem é trabalhador, quanto para clientes, fornecedores e público em geral.