No último sábado (5), ocorreu a Noite Italiana das Embaixatrizes, no Parque Nacional da Festa da Uva. O evento oficializou as 12 candidatas a rainha e princesas da 35ª Festa Nacional da Uva como embaixatrizes da realeza da edição de 2026, além de apresentar o traje oficial, conhecido como vestido de vindimadora, e realizar a entrega das tiaras.
O traje foi criação da estilista, Vivian Boff, com o auxilio do artista plástico, Sergio Lopes, consultora de estilo, Elisa Kuver, e as integrantes da Comissão Social da Festa da Uva, Eloisa Dahmer, Ronya Souto e Tatiana Totel. Já a tiara foi uma releitura de edições passadas, em especial na Festa da Uva de 2002. O modelo teve a curadoria das integrantes da Comissão Social Ana Claudia Andreazza, Eliana Buffon, Fabiana Venturin e Letícia Mazzocchi, com a supervisão da Diretora Social Paula Viezzer.
O presidente da Festa da Uva, Fernando Bertotto, explicou que a noite de coroação das candidatas e entrega das faixas marca a contagem regressiva par o evento de 2026. Bertotto destacou que a apresentação da Comissão Comunitária ocorre nesta quinta-feira (10).
O presidente ainda ressaltou que o evento terá uma divulgação trabalhada de forma nacional e internacional, enquanto o atual secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Felipe Gremelmaier, será o diretor de turismo da festa.
A escolha da Rainha e Princesas da Festa Nacional da Uva 2026 será realizada no dia 23 de agosto, no Ginásio do Sesi. Até a data, durante o pré-concurso, as embaixatrizes acompanharão a Comissão Social em diversas atividades, como: palestras e encontros sobre áreas de atuação da psicologia, beleza, agricultura, historia da cidade e entre outros. Uma das novidades deste ano é o retorno dos shows durante o período de deliberação dos jurados. O cantor Vitor Kley, um dos grandes nomes da música brasileira atual, será a atração da noite. A 35ª Festa Nacional da Uva ocorre de 19 de fevereiro a 8 de março de 2026.

