Conhecido como o cavalo dos milagres, Napoleão, segue a espera de um novo lar. Resgatado em dezembro pela Associação Amigos dos Animais (Soama), após um pedido de ajuda para um cavalo abandonado na região rural de Caxias do Sul, Napoleão estava magro, mal tratado e com um problema crônico na pata traseira. Ele também teve que ser submetido a uma cirurgia para tratar das fortes cólicas e de um possível deslocamento dorsal do cólon com dor aguda.
Não dispondo do montante, a ONG iniciou uma campanha pra arrecadação de fundos para arcar com as despesas do procedimento que giravam em torno dos R$ 15 mil. Após muitos esforços, o procedimento foi custeado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), que possui convênio com a UCS. O dinheiro arrecado pela vaquinha foi utilizado para pagar os custos pós-operatórios e com manutenção do animal nas instalações da UCS, como coloca a diretora de marketing da Soama, Natasha Valenti.
Napoleão se recuperou muito bem da cirurgia, que durou 5 horas. Agora, ele espera por uma nova família, que o trate como animal de estimação, já que devido ao problema crônico na pata, não poderá mais ser montado. Napoleão tem 20 anos, possui pelagem branca com manchas escuras, é muito amoroso e dócil, além de estar saudável, não precisando de maiores cuidados.
Quem estiver interessado em adotar Napoleão, deve se atentar a alguns detalhes, como ressalta Natasha, desde alimentação, cuidados veterinários e documentação.
Para adotar o animal é preciso ter o alvará de posse de equinos registrado na inspetoria veterinária da cidade. Caso o interessado não tenha o registro, o processo é muito simples de ser realizado junto a inspetoria. Mais informações podem ser obtidas através do site: [email protected].