O Museu de Ciências Naturais da Universidade de Caxias do Sul (UCS) recentemente enriqueceu seu acervo didático com a adição de 19 espécimes taxidermizados, que incluem mamíferos, répteis e aves. Esses animais foram coletados devido a atropelamentos, caça ilegal ou acidentes com vidros, especialmente no caso das aves. Haverá exposição aberta ao público desses animais nos dias 7, 8, 14 e 15 de junho, na sala 101 do Museu, localizado no Campus-Sede da universidade.
Além de destacar a arte da taxidermia e a reconstituição morfológica das espécies, a mostra busca sensibilizar os visitantes sobre o impacto das atividades humanas na biodiversidade, conforme explica o coordenador do Museu de Ciências Naturais da UCS, Guilherme Brambatti Guzzo.
Os espécimes que agora fazem parte da nova coleção didática foram enviados ao Museu pela Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) e órgãos de segurança ambiental. Posteriormente, foram trabalhados pelo taxidermista Emerson Boaventura, um especialista natural de São Paulo que atualmente reside no Rio Grande do Sul. Todas as etapas do processo foram regulamentadas por instituições competentes, e a taxidermia foi realizada com apoio do Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXT-PG) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Essa nova coleção amplia o acervo itinerante do Museu, que é utilizado em iniciativas de Extensão, como o Projeto Ciência na Comunidade. Esse projeto é realizado em colaboração com o curso de graduação em Ciências Biológicas e o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECiMa) da UCS. Desde 2021, a iniciativa já visitou escolas e instituições em Caxias do Sul e nas cidades vizinhas, promovendo a conscientização sobre o efeito das atividades humanas na biodiversidade, beneficiando ao menos 5 mil alunos.
Além disso, o Museu abriga um acervo permanente no Campus-Sede, onde também estão localizados o Aquário da UCS e o Herbário da UCS — um dos maiores herbários do Rio Grande do Sul, com mais de 60 mil espécimes de plantas. As visitas ao Museu devem ser agendadas pelo telefone (54) 3218.2142.