A Prefeitura de Caxias do Sul, em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), realizou a instalação de uma nova estação meteorológica em Criúva, com o objetivo de reforçar o monitoramento climático no município. A iniciativa surge como resposta aos eventos extremos registrados em 2024 e visa melhorar a prevenção de desastres naturais e o planejamento de políticas públicas.
Uma segunda estação será instalada em breve no Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, substituindo os antigos equipamentos analógicos por modelos digitais e automatizados. Os dispositivos fazem parte do projeto estadual que prevê a implantação de 98 novas estações no Rio Grande do Sul.
Os equipamentos contam com sensores modernos que captam em tempo real variáveis como temperatura e umidade do ar, radiação solar, pressão atmosférica, índice de precipitação e dados sobre vento. Além disso, sensores específicos de temperatura e umidade do solo permitirão um monitoramento mais preciso das condições agrícolas, beneficiando também a pecuária e a pesquisa climática na região, como destaca o secretário adjunto de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Antonio Feldmann.
A administração municipal espera que a ampliação da rede de monitoramento climático possibilite uma melhora na capacidade de resposta diante de eventos extremos, contribuindo para um planejamento mais eficaz, tanto na área urbana quanto rural.
O sistema usado pelo Inmet para processamento dos dados é o Autotrac, que permite a comunicação bidirecional em tempo real entre as estações e a sede do instituto. As informações coletadas são disponibilizadas de forma gratuita e acessível no portal do Inmet.