Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias
  • Religião

Motorhomes abrem as pré-romarias em preparação a 146ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha

  • Noriana Behrend
  • 26/04/2025
Foto: Jair Júnior/Rádio Caxias

Na manhã deste sábado (26), foi dada a largada oficial para a série de pré-romarias que antecedem em alusão a 146ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, com a tradicional participação dos motorhomes. O evento, que marca exatamente um mês para a data votiva da santa, teve como ponto de partida o Parque de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul, próximo ao Cristo Terceiro Milênio.

Organizada por Gilberto Galafassi, Carlos Cucarolo e Flávio Pelin, a 11ª Pré-Romaria dos Motorhomes contou com a presença estimada de 60 a 70 veículos. Os motorhomes seguiram trajeto pela Perimetral até o viaduto Nelson Bazé, continuando pela RS-122 em direção a Santa Lúcia do Piaí e, de lá, pela Estrada de Caravaggio até o Santuário.

“A nossa missão é dar continuidade ao trabalho iniciado por pessoas muito queridas, como o falecido Manuel Hoffmann, e fazer dessa pré-romaria um sinal de fé e agradecimento. A gente que vive na estrada sabe da importância de pedir proteção”, comentou Galafassi em entrevista à Rádio Caxias.

Foto: Jair Júnior/Rádio Caxias

O senhor Lucimar Luis da Silva, natural de Anita Garibaldi SC, de 55 anos, um dos participantes, também compartilhou sua experiência: “Vim pedir as bênçãos de Nossa Senhora, pois quem vive na estrada, no Brasil e no mundo, sabe o quanto a proteção divina é fundamental. É a segunda vez que participo da Romaria dos Motorhomes, e a fé que tenho em Nossa Senhora de Caravaggio é imensa.”

Apesar de um grande número de motorhomes estar acampado em Garibaldi devido a um evento paralelo do clube Rancho Móvel, muitos participantes se deslocaram até Caravaggio para participar da missa, reforçando o espírito de união e devoção. “A ideia não é bater recorde, e sim marcar presença com fé”, destacou o organizador.

Antônio, veterano da organização, acompanhou o grupo como conselheiro e reforçou o sentimento coletivo do evento: “Quem participa, participa porque acredita, porque gosta, e isso torna tudo mais bonito.”

Flávio e Nilza Pelin, responsáveis por conduzir a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, também relataram a emoção do momento: “É um privilégio imenso. Estamos muito felizes e emocionados por poder transportar a imagem de Nossa Senhora até o santuário. É uma sensação única de paz e gratidão”, afirmou Flávio, enquanto Dona Nilza completou: “Foi uma experiência maravilhosa. Desde a preparação, até a chegada aqui, a sensação de paz é indescritível.”

O trajeto contou com o apoio da Polícia Rodoviária, Guarda Municipal e demais órgãos de segurança, que acompanharam a caravana para garantir a tranquilidade de todos. “É um esforço conjunto e totalmente voluntário, sem fins lucrativos. Tudo para levar a mensagem de que Caravaggio está chegando”, reforçou Galafassi.

Entre os participantes, o senhor Mauri Belé resumiu o sentimento de quem pega a estrada por devoção: “Quem tem motorhome vive na estrada. Pelo menos uma vez por ano, a gente precisa parar, agradecer, pedir proteção e renovar a fé.”

“De gratidão. Gratidão por tudo que a gente tem, por tudo que ela fez por nós e a gente está aqui. Então é muito legal, só gratidão, só agradecer”, declarou Dona Nilza, com lágrimas nos olhos, tocada pela emoção do momento.

A cobertura das Pré-Romarias e da Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio 2025 na Rádio Caxias tem o oferecimento de: Farmácia Médica e Manipulação, a Amiga do Aposentado, também com Manipulação Veterinária, localizada na Sinimbu, 1358, fone 3223-8844; Travi Plásticos, soluções em plásticos técnicos e industriais, acesse travi.com.br; e JBS – Unidade de Ana Rech, Caxias do Sul, alimentando o que alimenta o mundo.

Programação das Pré-Romarias e Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio 2025

26 de abril (sábado)

  • 10h30min: Missa – 11ª Romaria dos Motorhomes
  • 17h: Missa – 18ª Romaria dos Caminhoneiros

1º de maio (quinta-feira)

  • 11h: Bênção – 47ª Romaria de Motociclistas

3 de maio (sábado)

  • 10h30min: Missa – 21ª Romaria dos Ciclistas
  • 15h: Missa – 18ª Romaria dos Jipeiros
  • 17h: Missa – 2ª Romaria das Vans e Micro-ônibus

9 de maio (sexta-feira)

  • 15h: Missa – Romaria do SCFV para Idosos de Flores da Cunha

10 de maio (sábado)

  • 11h: Bênção – 30ª Romaria dos Cavalarianos
  • 15h: Missa – 17ª Romaria dos Carros Antigos

12 a 15 de maio (segunda a quinta-feira)

  • 9h e 15h: Missas – Programa Conviver – Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Caxias do Sul

17 de maio (sábado)

  • 10h30min: Missa – 14ª Caminhada e Corrida da Fé (Missa no Auditório ou Capela das Confissões)
  • 14h: Missa – 11ª Romaria das Crianças
  • 16h: Missa – 3ª Romaria das Pessoas com Deficiência (Em caso de chuva: Missa às 15h)

18 de maio (domingo)

  • 11h: Missa – 3ª Romaria do Movimento do Cursilho

24 de maio (sábado)

10h30min: Missa – 11ª Romaria da Juventude

Acompanhe a chegada dos romeiros ao Santuário de Caravaggio

Tags:
  • #PréRomaria2025 #RomariaCaravaggio #FéNaEstrada #NossaSenhoraDeCaravaggio #MotorhomesDeFé #CaxiasDoSul #RádioCaxias #TradiçãoEDevoção
Noriana Behrend
Noriana Behrend

Artigo Anterior
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Europa endurece regras de cidadania com avanço da extrema-direita, avalia cientista político

  • Noriana Behrend
  • 26/04/2025
ler post
Próximo Artigo
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Programas incentivam mobilidade de aposentados com passagens aéreas a R$ 200 e descontos em ônibus no RS

  • Noriana Behrend
  • 26/04/2025
ler post
Mais notícias
Crédito: divulgação
ler post

Sesc Caxias recebe Fórum Regional com atividades gratuitas sobre arte, cultura e diversidade

  • 15/06/2025
ler post

Mutirão da Saúde em Caxias do Sul aplica mais de 7 mil vacinas contra a gripe e realiza 3,5 mil atendimentos básicos

  • 15/06/2025
ler post

Parquímetros administrados pela Rek Parking em Caxias do Sul movimentam R$ 1 milhão por mês

  • 15/06/2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
  • Crédito: divulgação
    Sesc Caxias recebe Fórum Regional com atividades gratuitas sobre arte, cultura e diversidade
  • Especial | Dia Mundial do Doador de Sangue: o caminho silencioso da doação à transfusão
  • De virada, Caxias vence o Botafogo-PB e assume a liderança da Série C
  • Juventude vence pelo confronto de ida da semifinal do Gauchão Sub-17
  • Juventude é derrotado pelo São Paulo e decidirá permanência na elite do Brasileirão Feminino na última rodada
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

26/04/2025 - Atualizado em 26/04/2025 - 16:09

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar