Faleceu neste domingo (13), aos 85 anos, Getulio Assis Vasata, ex-professor e coordenador do Centro Olímpico da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O velório está sendo realizado na Capela E do Memorial São José, e a cremação ocorrerá nesta segunda-feira (14), às 16h30min, no Memorial Crematório São José de Caxias do Sul. Uma cerimônia de despedida está programada para as 17h no local. Vasata deixa sua esposa Lúcia e os filhos André e Carlos.
Nascido em Nova Pádua, Vasata foi responsável por diversas construções na UCS, iniciando pelo curso de Educação Física e se estendendo a várias obras que transformaram a Vila Olímpica em um importante centro de referência.
Ele foi um dos primeiros a montar equipes de competição de vôlei na instituição, buscando patrocínios como UCS/Bamerindus e UCS/Enxuta. Além disso, destacou-se pela criação de uma equipe de basquete para cadeirantes, em uma época em que a inclusão ainda era um tema pouco discutido.
Com uma carreira de 27 anos no curso de Educação Física e à frente do Centro Olímpico da UCS, Vasata era formado em Educação Física e possuía seis pós-graduações, além de um doutorado em Ciências Humanas. Também lecionou disciplinas como Ética Profissional e Bioética, atuou como palestrante e foi delegado adjunto da Federação Internacional de Educação Física no Rio Grande do Sul.
O reitor da UCS, Gelson Rech, afirma que Vasata foi um personagem importante na história da instituição, e que sempre viu nele uma pessoa interessada pela educação.
O prefeito Adiló Didomenico emitiu uma nota de pesar pela falecimento de Vasata em suas redes sociais.
“Recebi, com muita tristeza, a informação do falecimento do meu amigo Getúlio Assis Vasata, ocorrido neste domingo, aos 85 anos, Getúlio foi professor e coordenador do Centro Olímpico da UCS por décadas. O velório inicia às 17h desta segunda no Memoria São José. Meu fraterno abraço e solidariedade à família e amigos neste momento de dor.”
Vasata também é autor do romance “O Vale do Menorá — Relatos da Intolerância Humana”, uma obra que traz relatos ficcionalizados de sobreviventes do Holocausto.