Durante diferentes horários da programação da Rádio Caxias, moradores dos bairros Petrópolis, Bela Vista e Centro de Caxias do Sul, reclamaram sobre o fechamento para restauro do Monumento ao Imigrante durante o período da Festa Nacional da Uva, que ocorrerá de 19 de fevereiro a 8 de março. O monumento está fechado desde o dia 15 de dezembro de 2025, e nesta quarta-feira (11), foram colocados tapumes em frente a ele e ao estacionamento.
Em um primeiro momento, as obras devem contemplar o externo do monumento, isto é, a reorganização das galerias de ventilação, a preparação de base para o elevador, a reativação das claraboias e revitalização de calçadas irregulares. Durante esses trabalhos um concurso cultural será lançado, onde os ganhadores vão poder acessar os bastidores da obra de restauro. Até a conclusão das atividades, incluindo as etapas 1 e 2, o Monumento ficará fechado para visitação.
Conforme a prefeitura, a definição do posicionamento dos tapumes foi realizada em conjunto entre a equipe técnica responsável e a Prefeitura de Caxias, considerando critérios de segurança, a circulação de pedestres e o melhor aproveitamento do espaço urbano durante o período da intervenção. Para garantir a organização do fluxo e a continuidade do serviço, a parada de ônibus foi realocada para um ponto imediatamente ao lado da localização original, devidamente sinalizado.
De acordo com o projeto arquitetônico e de engenharia apresentado pela equipe técnica, esta fase contemplará:
- Execução de uma galeria de ventilação e drenagem, permitindo o direcionamento adequado das águas pluviais e a ventilação das alvenarias da cripta, solução essencial para o combate à umidade;
- Construção da base estrutural que receberá, na etapa seguinte, o elevador de acessibilidade;
- Remoção e reassentamento das pedras originais de basalto para implantação de sistema de impermeabilização, preservando materiais e traçado históricos;
- Restauração do sistema original de ventilação das claraboias, favorecendo a conservação preventiva do ambiente museológico;
- Ações educativas e culturais, incluindo concurso cultural com visita guiada, 15 sessões teatrais alusivas aos 150 anos da imigração italiana e acesso gratuito do público ao Monumento e às atividades.
A obra é do Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura, por meio da Associação Cultural Miseri Coloni (que é idealizadora do projeto) e da Secretaria Municipal da Cultura (pelo monumento ser do município).
A presidente da Associação Cultural Miseri Coloni, Magali Quadros, questionada pela reportagem sobre o porquê das obras acontecerem durante a Festa da Uva, afirmou que em algum momento elas precisariam iniciar e, por vezes, não dependem da vontade dos idealizadores em relação ao tempo da sua realização. Para ela, os trabalhos devem ser motivo de celebração e não de reclamação.
O prazo estimado para conclusão do restauro é de um ano e o investimento será de mais de R$ 2,8 milhões, sendo R$ 872 mil de contrapartida do município de Caxias do Sul e o restante financiado pelo pró-cultura.

