Em reunião realizada na última semana, a Câmara de Indústria e Comércio de Caxias do Sul (CIC Caxias), em parceria com a Prefeitura de Caxias do Sul, definiram o local para a instalação do monumento em homenagem aos 150 anos de imigração italiana na serra gaúcha. Após estudos realizados pela administração pública, o monumento será posto no Largo da Estação Férrea, um dos pontos históricos da cidade.
O projeto, que foi idealizado pelas diretorias de Cultura e Educação e de Negócios do Turismo da CIC, foi oferecido à prefeitura e já recebeu a aprovação do prefeito Adiló Didomenico. Embora o local tenha sido determinado, os detalhes sobre o início dos trabalhos e o prazo de conclusão ainda não foram definidos. No momento, obras estão sendo realizadas no terreno, que inclui a terraplanagem e o ajardinamento do espaço. O diretor executivo da CIC Caxias, Gelson Dalberto, comenta sobre a reunião e destaca que o local escolhido agradou ambas as partes.
O monumento será construído e doado pela CIC à prefeitura. A previsão é que o projeto avance com a assinatura do termo de doação que acontecerá na reunião almoço da CIC, no dia 8 de abril. Conforme Gelson, durante a ocasião, também será realizado o lançamento oficial do projeto, com o objetivo de captar recursos para a confecção do monumento.
O processo de revitalização do Largo da Estação Férrea iniciou em 2024. Fazem parte do projeto, a instalação das Secretarias da Cultura e do Turismo no local, além de uma locomotiva à vapor. Ainda sobre a locomotiva, algumas questões do projeto foram atualizadas durante a obra, sendo a principal uma melhor estruturação dos trilhos para que a locomotiva possa ser colocada no devido local. O monumento da imigração italiana será mais uma atração do espaço. O monumento, que já conta com um projeto desenhado, promete ser uma obra simbólica para marcar a história dos imigrantes italianos em Caxias do Sul.