Com o tema “Monstros contra o frio”, a Campanha do Agasalho teve início neste final de semana com uma ação na Praça Dante Alighieri, no coração da cidade. No sábado (10), das 8h às 18h, equipes da Fundação Caxias estiveram no local recebendo donativos para dar o pontapé inicial à iniciativa.
O coordenador da Campanha do Agasalho de 2025, Zé Teodoro, afirma que a expectativa é positiva, assim como em todos os 25 anos da ação. Pelo histórico, são esperadas até 300 mil peças em doações durante os 40 dias de campanha — número considerado suficiente para atender à demanda de Caxias do Sul, conforme mapeamento realizado.
Zé destaca que é importante que as roupas doadas estejam em condições de uso imediato, já que a Fundação não tem estrutura para consertar as peças. Ele acrescenta que é fundamental dar atenção às roupas e acessórios com maior potencial de aquecimento.
O presidente da Fundação Caxias, Euclides Sirena, ressaltou a solidariedade da população, que no ano passado, durante a enchente, realizou doações que superaram os dois milhões de peças. Ele reforça que itens como cobertores e toalhas também são necessários.
O engenheiro mecânico Jair Zorzi, que fazia doações na praça, elogiou a atuação da Campanha do Agasalho, já altamente popular na cidade. Ele refletiu sobre como um simples gesto pode melhorar a vida de alguém.
Mais de 300 pontos de arrecadação estão espalhados por Caxias do Sul e região com as caixas da Campanha recebendo doações. Comerciantes, síndicos ou empresários que quiserem uma caixa para arrecadar roupas em lojas, empresas ou condomínios podem entrar em contato com a Fundação Caxias para solicitá-la. Posteriormente, a entidade também se encarrega de recolher as doações.