Mais de 31,5 mil pontos de iluminação já foram modernizados com luminárias de LED. Os números divulgados pela Secretaria de Gestão Urbana, nesta terça-feira (25), representam 63% de todo o parque de iluminação de Caxias do Sul, que possui cerca de 50,4 mil pontos. Desde fevereiro do ano passado, a iluminação pública vem sendo administrada pela Consórcio Luz de Caxias do Sul, que após vencer a licitação se tornou a responsável pelo serviço de troca de lâmpadas e modernização do sistema no município.
Conforme contrato, o prazo final para modernizar 100% da cidade é outubro de 2025. O secretário de Gestão Urbana, Rodrigo Weber, acredita que o prazo será cumprido pela empresa, visto que boa parte dos serviços já foi realizado.
Atualmente, são 11 equipes da concessionária trabalhando para atender os chamados. Conforme os números divulgados pela secretaria, são 130 chamados ainda em aberto nesta semana, uma redução considerável em relação aos mais de 5 mil casos do início da concessão.
O foco do projeto agora é atender aos distritos do interior do município. Desde o início de fevereiro está sendo implantado um cronograma onde as equipes trabalham na manutenção de lâmpadas queimadas na zona rural. Os trabalhos continuam até o final deste mês, mas segundo Weber, aproximadamente 700 pontos de iluminação já foram substituídos até o momento.
O Consórcio Luz de Caxias do Sul possui quatro canais próprios de atendimento à população. Os protocolos podem ser abertos pelo telefone 0800 000 4062, pelo aplicativo para celular “Luz de Caxias do Sul”, pelo site www.luzdecaxiasdosul.cidadeiluminada.com.br, ou por atendimento presencial na empresa, localizada na BR-116, nº 16.585, Bairro De Lazzer.