Em entrevista na Rádio Caxias, o médico urologista, Gustavo Toniazzo, falou sobre a prevenção do câncer de próstata, especialmente, durante o Novembro Azul.
Toniazzo destacou que os principais fatores de risco para o câncer de próstata são: a idade e o histórico familiar. Ele ainda destacou que, depois dos 50 anos, o risco é maior para os homens e que os exames de prevenção precisam ser anuais. O médico reforçou que “se algum familiar teve câncer de primeiro grau o risco é muito maior”.
Conforme Toniazzo, os casos de câncer de próstata tiveram um aumento nos últimos dez anos, pois o exame de toque ainda é um tabu para muitos homens. Contudo, o profissional relata que o aumento no número de casos está proporcionalmente relacionado também ao aumento da procura por especialidades médicas ligadas à urologia.
Gustavo tranqüiliza a audiência e reforça que fazer uma biópsia nem sempre é indicativo de algo mais sério, e sim, para evitar problemas maiores no futuro. O procedimento é necessário sempre que quando o exame de PSA estiver alterado ou, até mesmo, o próprio exame de sangue comum, não resultando necessariamente num diagnóstico de câncer.
Toniazzo destaca que o maior tabu para os homens e, na maioria dos casos, fruto de desconhecimento ou de puro preconceito, é o exame de toque. Todavia, Gustavo ressalta que o exame não fere a masculinidade e ainda ajuda a salvar vidas.
Interessados em seguir a orientação do profissional e podem consultar com o doutor Gustavo Toniazzo pelos telefones: (54) 99121-4545 ou (54) 984321985. Ele atende na rua Sinimbu, 2302 – sala 803 – Edifício Storia Offices, Centro Caxias do Sul.
