A Universidade de Caxias do Sul (UCS) obteve o conceito 4, considerado excelente, no primeiro Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), cujos resultados foram divulgados na segunda-feira, 19 de janeiro, pelo Ministério da Educação (MEC). O Enamed é uma avaliação realizada pelo MEC por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para medir a qualidade da formação médica no Brasil. Dentre os 351 cursos avaliados, 107 obtiveram notas 1 e 2 e enfrentarão sanções, como a limitação no número de vagas ou o cancelamento de novas matrículas. Por outro lado, 243 cursos receberam notas entre 3 e 5, classificando-se com avaliações boas e excelentes; uma instituição de Santa Catarina não participou da avaliação.
No estado do Rio Grande do Sul, 20 cursos foram submetidos à avaliação, e a UCS se destacou entre as 8 instituições gaúchas que conquistaram o conceito 4. Para o reitor, Gelson Leonardo Rech, o resultado representa o esforço dos professores da UCS em dar uma boa formação, bem como o dos estudantes que buscam uma boa formação.
No ano passado, o curso de Medicina UCS conquistou a nota 5 do Ministério da Educação (MEC), que representa o conceito máximo de qualidade entre as instituições de Ensino Superior no Brasil. Com uma tradição que chega a 58 anos em março próximo, o curso tem promovido uma série de iniciativas recentes, incluindo a criação do Centro de Saúde Digital, que oferece serviços de telemedicina, além de melhorias na infraestrutura e investimentos em tecnologia. Entre essas inovações estão a revitalização do Bloco H do Campus-Sede, que agora conta com simuladores e equipamentos equipados com Inteligência Artificial, Realidade Aumentada e Realidade Virtual, além do fortalecimento da prática médica através do Hospital Geral (HG) e do Centro Clínico (Ceclin).
O curso também é distinguido com o selo do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme), que atesta oficialmente sua qualidade. Juntamente com a UCS, somente mais duas escolas de Medicina no Rio Grande do Sul possuem essa acreditação do Conselho Federal de Medicina, entre as 21 instituições que oferecem essa formação no estado.
A partir deste ano, o curso de Medicina da UCS vai adicionar 24 novas vagas, conforme estabelecido pela Portaria nº 903 (dezembro de 2025) da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do MEC. Esse número se soma às 100 vagas já disponíveis nos vestibulares semestrais da Universidade.
