O Serviço Família Acolhedora consiste em uma forma de abrir as portas de casa para crianças e adolescentes durante um tempo determinado até que possam voltar para as famílias de origem. Normalmente, jovens que estejam nessa situação ficam nos chamados abrigos institucionais. Entretanto, a ideia é que a sociedade possa acolher em casa essas crianças, fazendo com que a espera por um desfecho seja mais leve e saudável.
Em Caxias do Sul, o Família Acolhedora é mantido pela Fundação de Assistência Social (FAS) e tem ganhado destaque nos últimos meses. Entre os diferenciais do serviço também tem um cuidado individualizado que os pequenos recebem nos lares acolhedores, fortalecendo os vínculos e até mesmo evitando possíveis traumas, favorecendo um desenvolvimento mais saudável.
Vale ressaltar que o Família Acolhedora não é igual a adoção, que é definitiva. Inclusive, para garantir isso, pessoas que tem a intenção de adotar não podem se cadastrar para ser a Família Acolhedora. A coordenadora do serviço, Morgana Rech, explica que o cadastro para receber os jovens é voluntário e pode ser feito por qualquer pessoa. Ela ressalta que o município tem mais de 220 crianças e adolescentes no acolhimento institucional e duas no familiar.
Inclusive, pessoas que moram sozinhas podem acolher uma criança ou adolescente, tanto que cumpram os requisitos exigidos.
Interessados em ser uma Família Acolhedora podem acessar mais informações e demonstrar interesse pelo telefone 98425-0425 ou pelo e-mail [email protected].