Até esta quarta-feira (16), prazo final para as inscrições do Financiamento da Arte e Cultura de Caxias do Sul (Financiarte), 191 projetos foram inscritos para receber os aportes do programa. O número representa um aumento de 60 projetos em comparação à edição anterior, um crescimento de 45,8% nas inscrições.
Serão R$ 800 mil em recursos destinados pelo edital, sendo que cada proposta poderá receber até R$ 40 mil. O Financiarte, iniciativa realizada pela Prefeitura de Caxias do Sul por meio da Secretaria Municipal da Cultura, é uma política pública de incentivo direto à cultura que visa apoiar financeiramente artistas, produtores culturais e entidades da área cultural, estimulando a produção artística local e a democratização do acesso à cultura. A secretária da Cultura, Tatiane Frizzo, destaca o número recorde de inscritos e a importância de levar mais cultura para as ruas e os bairros da cidade.
Serão contemplados projetos nas seguintes áreas: artes visuais; audiovisual; dança; folclore e artesanato; livro, leitura e literatura; música; teatro e circo; manifestações populares; economia criativa; e memória e patrimônio histórico.
A homologação das inscrições deve ocorrer ainda no mês de julho. Em seguida, os projetos passam pela análise da Comissão de Avaliação, Seleção e Fiscalização (CASF), com base em critérios como relevância cultural, qualidade da proposta, viabilidade técnica e experiência do proponente. Os projetos contemplados captarão os recursos ainda em 2025 e terão até 12 meses para executar as ações culturais propostas.
O resultado final será publicado conforme o cronograma previsto no edital, disponível nos sites da Prefeitura de Caxias do Sul e da Secretaria Municipal da Cultura.