Faltando poucos dias para o fim do prazo, que se encerra às 23h59 no dia 30 de maio, para a Declaração do Imposto de Renda, Caxias do Sul contabiliza mais de 125.382 declarações entregues até o momento, o número representa 67% do total de declarações previstas este ano no município pela Receita Federal, que devem totalizar 177 mil. Na Serra Gaúcha, foram 295.290 declarações já entregues, um percentual de 76% do total de declarações esperadas para esse ano.
Os números são apresentados pelo delegado da Receita Federal de Caxias do Sul, Leandro Tessaro Ramos que analisa as declarações feitas até o momento, o que segundo ele, os números estão dentro do esperado para o período. Além disso, ele destaca um percentual considerável de declarações são esperadas dentro no prazo limite, comportamento habitual e que ocorrem por diversos fatores.
Ramos destaca que a multa parte de R$165,74 e que pode aumentar de forma gradual em até 20% de acordo com o tributo devido. Ele recomenda que as revisões finais sejam realizadas pelos contribuintes e entregues sem que seja esperado o prazo final, de maneira que riscos técnicos podem surgir e implicar a entrega. Além disso, recomenda que o contribuinte que não conseguiu reunir todas as informações necessárias que sejam cobradas das instituições e caso não seja possível dentro do tempo, que a declaração seja entregue e posteriormente se realize a retificação, que pode ser feita a qualquer momento após a entrega.
Para fazer a declaração, os contribuintes têm três opções pelo programa para computadores, que pode ser baixado pelo site da Receita Federal, pelo portal e-CAC na plataforma Gov.br e nos celulares, a qual houve uma mudança em 2025. O aplicativo Meu Imposto de Renda não está mais disponível para ser baixado, desta forma, os contribuintes que optarem por utilizar o dispositivo móvel, deverá baixar o aplicativo da Receita Federal.
A partir desta sexta-feira (23), mais de 6,2 milhões de contribuintes de todo o país que realizaram a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física deste ano podem consultar o primeiros dos cinco lotes de restituição de 2025, ao todo deve ser restituído R$11 milhões. O lote é considerado o maior em número de contribuintes e em valor e também contempla restituições residuais de anos anteriores. A consulta poderá ser feita através do site da Receita Federal. Dentro do endereço, o contribuinte deve clicar nas opções “Imposto de Renda” e em “Consultar minha restituição”.