O livro e o documentário do Projeto Memórias da Câmara Municipal de Caxias do Sul foram oficialmente lançados na noite desta quinta-feira (18), no plenário do Legislativo caxiense. Mais de 100 pessoas prestigiaram a solenidade, que contou com ex-vereadores e personalidades perfilados.
São eles: ex-parlamentares Ana Corso, Francisco Spiandorello e Zoraido da Silva, além do professor João Tonus, do empresário José Martins e da professora Vera Azevedo. O livro é organizado pelo historiador Eduardo Reis, pelo jornalista Fábio Rausch (autor dos textos) e pelo publicitário Thales Comerlato Castagna. O documentário teve a produção da jornalista Marliva Gonçalves, sob a supervisão da jornalista Caroline Dall’Agnol. Na condução da cerimônia, estava o presidente da Casa, vereador Lucas Caregnato (PT).
De acordo com o presidente do Legislativo, Lucas Caregnato, o projeto nasce do compromisso institucional com a preservação da história, com a valorização da memória e com o fortalecimento da cidadania. “Registrar o passado não é um exercício de nostalgia, mas é um ato de responsabilidade pública. Dessa forma, compreendemos as decisões tomadas, os caminhos escolhidos e os valores que orientam a construção da cidade”, enfatizou.
Em seguida, manifestaram-se Rausch e Reis, organizadores do livro, e Marliva, produtora do documentário. O trio relembrou aspectos historiográficos dos perfilados e da própria Câmara. Destacaram os conceitos do projeto e como funcionou o processo até o lançamento.
A apresentação do Memórias está no link: https://encurtador.com.br/aQCe.

A cerimônia prosseguiu com entregas de exemplares a cada um dos homenageados. O público pôde conferir trechos dos depoimentos de cada um e a respectiva manifestação a partir da tribuna. Divididos em blocos de 12 minutos para cada entrevistado, o material já está disponível na grade de programação da TV Câmara Caxias (canal 16 da Claro/NET) e na página de YouTube do canal televisivo. São depoentes com os links das entrevistas: Ana Corso, Francisco Spiandorello, Zoraido da Silva, João Tonus, José Martins e Vera Azevedo.
Terminada a solenidade, os autores, os perfilados e o público se dirigiram ao Espaço Cultural Mário Crosa, onde aconteceu uma sessão autógrafos. Para acompanhar a íntegra da solenidade, clique neste aqui. A versão em e-book da obra está publicada no site institucional. A tiragem do livro físico é de 1.500 exemplares, com distribuição gratuita.
Saiba mais sobre o Projeto Memórias
O Projeto Memórias (Anuário 2025) da Câmara Municipal de Caxias do Sul reformula um trabalho de guarda permanente do Centro de Memória com a Assessoria de Comunicação Social, sendo esta por meio da TV Câmara Caxias. A nova roupagem busca garantir que, a cada ano, sucessivamente, sejam editados livros e documentários televisivos. Com sustentação historiográfica e linguagem jornalística, o leitor/telespectador terá acesso a relatos de vereadores e personalidades que, a partir de vínculos com o Parlamento, contribuíram com o bem-estar da municipalidade. A combinação de ambos os formatos possibilitará à cidadania melhor se apropriar de figuras e fatos que marcam a vida da cidade, com impactos no presente e no porvir. Desse modo, o Legislativo cumpre com a função social, de formar pensamento crítico, o mesmo que facilitará cada cidadão na própria fiscalização dos atos públicos.
