Uma comitiva de lideranças da Serra Gaúcha participará em março, em Taiwan, de um dos maiores eventos do mundo quando o assunto é cidades inteligentes. Integram a missão, o prefeito Adiló Didomenico (PSDB), o presidente do Grupo Mobilização por Caxias (MobiCaxias), Rodrigo Postiglione, que lidera a iniciativa e o vice-prefeito de Flores da Cunha, Márcio Rech.
O Smart City Summit & Expo (SCSE), ocorre em Taipé, capital de Taiwan, entre os dias 18 e 21 de março, reunindo as principais novidades nos ramos de tecnologia e inovação. O evento deve contar com cerca de mil expositores e tem expectativa de mais de 170 mil visitantes. O encontro, que acontece desde 2016, contará com 70 fóruns de debate sobre os mais variados temas do nicho. A missão técnica foi organizada pelo MobiCaxias, a convite do governo de Taiwan, que custeará as despesas dos representantes brasileiros.
O MobiCaxias tem intermediado a relação do governo taiwanês com Caxias do Sul, parceria que já resultou em uma participação dos representantes do governo na Mercopar em 2022, além de uma doação de R$ 250 mil para auxílio às vítimas da enchente em maio do ano passado, que foi direcionada ao governo do Estado. Em 2023, uma comitiva caxiense visitou a feira em Taipé. Segundo Postiglione, o objetivo é estreitar laços com as grandes empresas de tecnologia de Taiwan e mostrar o potencial de Caxias do Sul aos asiáticos.
A implantação dos conceitos de cidade inteligente é uma das prioridades do executivo caxiense para a atual gestão. Na última semana, uma comitiva do município esteve em Recife (PE) participando do projeto Imersão Cidades Inteligentes, para aprofundar os conceitos de inovação e sustentabilidade já postos em prática na capital pernambucana. Postiglione também ressalta a importância de tornar Caxias do Sul uma cidade inteligente, trazendo diversos benefícios para o dia a dia da população.
Ainda de acordo com Postiglione, o governo de Taiwan será o responsável pelo pagamento das despesas dos integrantes da comitiva, que somente terão que arcar com os custos das passagens, o restante será proporcionado pelos taiwaneses.