Pela primeira vez na história Caxias do Sul sediará a Geração e a Distribuição da Chama Crioula, um dos momentos mais simbólicos do calendário tradicionalista gaúcho. Nesta sexta-feira (11) ocorre o lançamento do evento de Acendimento da Chama Crioula, a partir das 20h, na Casa do Gaúcho. O ato é realizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho e a 25ª Região Tradicionalista, com apoio da Prefeitura de Caxias do Sul.
A cada ano a chama é acessa em uma região diferente do Estado, seguindo um revezamento entre as 30 Regiões Tradicionalistas que compõem o Rio Grande do Sul. O retorno da cerimônia à 25ª Região Tradicionalista, anfitriã deste ano, só ocorrerá daqui a 30 anos, o que torna o evento especial para toda a região. O presidente da Comissão Executiva da Geração e Distribuição da Chama Crioula, Nicanor Castilhos, destaca que o evento já poderia ter sido realizado antes em Caxias do Sul, mas o ano de 2025 foi escolhido por marcar também os 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul.
O acendimento da chama é um evento de grande porte que mobiliza milhares de pessoas e instituições. A expectativa é que Caxias do Sul receba cerca de 2,5 mil cavalarianos, além de 30 comitivas de todo o Rio Grande do Sul. A 25ª Região Tradicionalista é composta, além de Caxias do Sul, pelos municípios de Farroupilha, Flores da Cunha, São Marcos, Nova Roma do Sul e Nova Pádua.
Confira a programação completa da 76ª Geração e Distribuição da Chama Crioula, que acontecerá no Parque de Eventos da Festa da Uva entre os dias 14 e 16 de agosto:
Dia 14 de agosto – quinta-feira
13h – Recepção das Delegações e Instalação da Inspetoria
Veterinária
Dia 15 de agosto – sexta-feira
9h – Reunião com Diretores de Cavalgada Regional e Passeio Turístico
18h – Concentração das Delegações a Cavalo
18h30 – Acolhida e Bênção Ecumênica
Desfile e Apresentação das Regiões Tradicionalistas
Cerimônia de Abertura
Espetáculo Artístico e Geração da Chama Crioula
Show com Grupo Girotondo (músicas italianas)
Show com Grupo Os Bertussi
Dia 16 de agosto – sábado
8h – Concentração dos Cavaleiros
8h30 – Sessão Solene de Abertura
9h – Distribuição da Chama Crioula e Desfile pelas ruas de Caxias do Sul
Após o acendimento, a chama será levada para todos os Centro de Tradições Gaúchas (CTGs) das 30 Regiões Tradicionalistas do Rio Grande do Sul. A centelha da Chama se mantém acesa durante toda a Semana Farroupilha, simbolizando a união e o orgulho gaúcho.