O período sem jogos e treinamentos serve para o Juventude garantir a qualidade nos seus gramados para 2026. O estádio Alfredo Jaconi e o Centro de Formação de Atletas e Cidadãos passam por manutenção e transição pensando no calendário da próxima temporada.
Segundo o clube, a primeira etapa dos trabalhos consiste na eliminação da grama de inverno, permitindo que a grama de verão volte a crescer, se desenvolva e preencha os espaços do campo. Paralelamente, é realizado um corte técnico que remove o excesso de palha morta (conhecido como colchão) acumulado no gramado, o que melhora a infiltração da irrigação, potencializa a absorção dos nutrientes aplicados e ajuda a prevenir o surgimento de doenças no gramado.
Na sequência, o gramado passa pelo processo de aeração, realizado com equipamentos que utilizam pinos ocos para fazer perfurações no solo. Essa técnica retira pequenos núcleos de terra e grama, favorecendo a oxigenação do solo e promovendo um melhor enraizamento da grama já existente. Após a aeração, é aplicada uma camada de areia, garantindo uma cobertura adequada e auxiliando na uniformização da superfície.
Por fim, áreas específicas do campo que demandariam um tempo maior de recuperação são substituídas por novos tapetes de grama, garantindo melhores condições de uso já no início da temporada, tanto para jogos quanto para treinamentos.
A pré-temporada começa no dia 26 de dezembro. O primeiro compromisso do Juventude é a partida diante do Ypiranga marcada para acontecer entre os dias 10 e 11 de janeiro, no Alfredo Jaconi.
