O Campeonato Gaúcho terá um novo formato em 2026. A competição inicia no dia 10 de janeiro e ocupará 11 datas do futebol brasileiro. A mudança obriga o Juventude a se organizar mais rápido para a próxima temporada e iniciar a preparação antes do natal. Embora haja essa análise, o entendimento no clube é que alteração de regulamento é positiva pelo que foi proposto pela CBF para a próxima temporada.
O alviverde foi representado pelo vice-presidente Paulo Sumpf e pelo executivo de futebol Júlio Rondinelli. O Papo estará no grupo A ao lado de Internacional, Avenida, Guarany de Bagé, São José e São Luiz. Na fase classificatória, a equipe jaconera irá enfrentar os adversários do grupo B: Grêmio, Caxias, Inter-SM, Ypiranga, Novo Hamburgo e Monsoon.
O planejamento para 2026 começará mais cedo. O último compromisso do Juventude na Série A será no dia 7 de dezembro. A direção negocia um amistoso com o Velez Sarsfield, da Argentina, para o dia 8 de janeiro. “É um ajuste necessário pela redução de datas. Tem um período de férias que os atletas precisam cumprir. A reapresentação acontece normalmente na primeira semana de janeiro, vamos precisar rever isso. Já solicitamos que nosso jogo de estreia seja dia 11. É um campeonato duríssimo. Precisamos sair pontuando desde a primeira rodada”, afirma Rondinelli.
No momento, o alviverde prioriza o foco na permanência na Série A. O Ju conquistou duas vitórias como visitante diante de Sport e Vasco nas últimas rodadas. “A prioridade continua sendo a sobrevivência no Campeonato Brasileiro. Nós nunca largaremos enquanto tivermos chances reais. Foco máximo mantendo o profissionalismo que impera no Juventude. Não é porque vencemos dois jogos que temos algum conforto. Temos apenas a sobrevivência. Em paralelo a isso a sequência do trabalho continua com um planejamento pela direção. A gente tem jogadores mapeados pela inteligência do clube. A política praticada pelo clube é a mesma desde a minha chegada em 2023”, finaliza o executivo.
